Por exemplo, uma mistura de água e gelo, conforme já citado, é heterogênea, possui duas fases (bifásica), no entanto possui apenas um componente: a água (no estado líquido e sólido). Outro exemplo é o soro; ele é monofásico (possui apenas uma fase), mas apresenta três componentes diferentes: a água, o sal e o açúcar.
Na mistura água + óleo + gelo, teremos 3 fases e 2 componentes, pois o gelo é água, o mesmo ocorrendo na mistura água gaseificada + gelo, onde também teremos 3 fases e 2 componentes. Na mistura água + sal + óleo + gelo + granito, teremos 6 fases e 6 componentes.
É importante entender a diferença entre fases da mistura e componentes da mistura. Por exemplo, uma mistura homogênea de água e sal possui uma fase e dois componentes, já uma mistura heterogênea de água e cubos de gelo possui duas fases, mas apenas um componente, que é a água.
De acordo com o número de fases, a mistura heterogênea pode ser classificada em: bifásica, quando apresenta duas fases; trifásica, quando apresenta três fases; polifásicas, quando apresenta a partir de quatro fases. Água e areia ou água e azeite são alguns exemplos de misturas heterogêneas.
a) Temos que em todos os sistemas analisados, o número de fases é apenas uma, e por consequência, todos os sistemas são misturas homogêneas. Misturas homogêneas são aqueles onde não há diferenciação dos componentes sem formação de fases.
O granito é formado por quartzo, feldspato e mica, possui três fases, é, portanto, uma mistura heterogênea.
Granito: 3 componentes (mica, feldspato e quartzo) e 3 fases. Mistura de dois ou mais gases será sempre homogênea.
Por exemplo, em nosso sistema de água salgada, se todo o sal é dissolvido na água, consiste em apenas uma fase (uma solução de cloreto de sódio - água). Se temos muito sal, para que ele não se dissolva na água, temos duas fases, a solução de cloreto de sódio - água e os cristais de sal.
1 fase
Nesse sistema temos três fases – duas líquidas e uma sólida. Óleo e água são imiscíveis, por isso, não se misturam e formam duas fases líquidas. O gelo, como está na fase sólida, forma uma nova fase (que fica entra as duas fases formadas pelos líquidos pois tem a densidade menor que a água líquida).