As medidas entre segmentos de reta são proporcionais quando a razão entre essas medidas, seguindo uma ordem preestabelecida, tem o mesmo resultado. ... A divisão entre números reais é chamada de razão.
Logo: A razão entre 2 segmentos é a fração/divisão dos valores dados aos segmentos. Ex: O segmento A até B vale 2 e o segmento B até C vale 3.
Explicação passo-a-passo: Com esse triângulo possui dois ângulos iguais podemos afirmar que ele é um triângulo isósceles, ou seja, o seguimento AC = AB = 10 cm, com isso podemos escrever que o segmento BD = AB - AD; BD = 10 - AD.
Para calcularmos a medida do segmento AB, vamos utilizar a fórmula da distância entre dois pontos. Considere que temos os pontos A = (xa,ya) e B = (xb,yb). A distância entre dois pontos (d) é definida pela fórmula: d² = (xb - xa)² + (yb - ya)².
Segmentos correspondentes são dois segmentos determinados pela intersecção de duas transversais com o mesmo par de retas paralelo de um feixe de paralelas, e denominado correspondentes. Exemplo: Na figura acima temos: ... As retas a e b são transversais.
A identificação e a determinação do ponto médio de um segmento de reta serão demonstrados com base na ilustração a seguir: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Podemos concluir que AB = 2 * (AM), considerando que M é o ponto médio do segmento AB.
Os segmentos BC, DE e BD, medem, respectivamente, 5 cm, 3 cm e 2 cm.
um diâmetro.
A razão é equivalente a operação de divisão, onde temos um numerador e um denominador. Desse modo, a razão indica um proporção entre dois valores diferentes, onde podemos dizer quantas vezes um número é maior ou menor que outro. Nesse caso, temos as medidas do retângulo, que são 4 centímetros e 10 centímetros.
“Se duas retas são transversais a um conjunto de três ou mais retas paralelas, então a razão entre os comprimentos de dois segmentos quaisquer determinados sobre uma delas é igual a razão entre os comprimentos dos segmentos correspondentes determinados sobre a outra.”