A neoplasia papilífera dos ductos biliares é caracterizada pela presença de inúmeras lesões papilíferas, que consistem em células epiteliais que circundam um eixo delgado fibrovascular ancorado no conjuntivo da lâmina própria9 , 20 - 23 , 33 (Figura 1A e B).
Se for detectado enquanto o tumor é pequeno e confinado à tireoide, a taxa de cura total é alta, quase 95% em pacientes jovens. A taxa de cura diminui ligeiramente em pessoas mais velhas. Medular: é muito menos comum (cerca de 5% dos casos).
Embora tanto o adenoma como o adenocarcinoma se desenvolvam como um supercrescimento de células, eles não são a mesma coisa. A principal diferença é que os tumores benignos não se espalham para outros órgãos ou tecidos, enquanto o adenocarcinoma maligno pode se espalhar.
Os folículos tireoidianos são revestidos por células epiteliais cuboides dispostas em uma única camada caracterizando o epitélio simples cúbico, cujas células foliculares secretam para o interior dos folículos uma substância denominada colóide, que contém os precursores do hormônio tiroidiano.
As células da granulosa são as células que rodeiam o oócito no folículo. Estas células têm como funções a proteção e o suporte do gâmeta feminino necessários para o seu desenvolvimento.
As células da teca e as células foliculares vão exercer influência em um hormônio que é o LH (hormônio luteinizante).
O LH e a inibina estimulam a produção de mais andrógenos pelas células da teca. A produção de andrógenos, precursores dos esteroides, posteriormente será controlada pelo IGF-1, ativina, BMPs e EGF (Driancourt, 2001).
O estrogênio é produzido pelos ovários e placenta, e em menor quantidade pelas glândulas suprarrenais e testículos. Nas mulheres, a produção do estrogênio é intimamente relacionada com o ciclo menstrual.