Classificação de Mallampati – relaciona o tamanho da língua ao tamanho da faringe, classificando em quatro classes de numeradas de I a IV. O teste é realizado com o paciente sentado, a cabeça erguida, a boca aberta e a língua o máximo para fora.
A classificação de Mallampati também conhecida como teste de Mallampati refere-se a uma forma de avaliar o quão difícil ou fácil pode ser a intubação do paciente.
A avaliação pré-anestésica também proporciona outros objetivos, como a redução da mortalidade, aumento da qualidade do ato anestésico-cirúrgico, redução do tempo de internação e do número de cancelamentos de cirurgias, permitindo o retorno do paciente às suas funções o mais rápido possível.
A avaliação de um paciente pelo anestesista antes da cirurgia é um procedimento obrigatório segundo resolução do CFM. Nesta consulta, o médico deverá avaliar o estado de saúde do paciente, se há condições para a cirurgia em segurança e quais medidas são necessárias.
Os exames mais comuns são o de sangue, além do eletrocardiograma e o raio X toráxico. Nos exames laboratoriais, é importante avaliar a creatina, o hemograma completo e outras porcentagens que mostram alteração na atividade sanguínea.
Os exames mais frequentes podem incluir:
Anteriormente à realização da abdominoplastia, são solicitados alguns exames de rotina, como exames de sangue (coagulograma, hemograma, glicose, função renal e proteínas), de urina e eletrocardiograma.
A vasectomia é um procedimento cirurgico de pequeno porte. Costuma ser feito com anestesia local e sedação para maior conforto. Para homens saudáveis, costumamos solicitar exames como: eletrocardiograma, raio x do tórax, exames de sangue e avaliação da coagulação.
Como é feita a vasectomia? Para realizar a vasectomia, o homem receberá apenas uma anestesia local. Após a anestesia, será feito um pequeno corte no saco escrotal para que o médico possa ter acesso aos vasos deferentes. O médico, então, cortará e amarrará esses vasos e, posteriormente, fechará o corte no saco escrotal.
Quanto ao repouso, dependendo da ocupação, a pessoa pode voltar ao trabalho um dia depois da vasectomia. Mas o paciente não deve dirigir nas 24 horas após a cirurgia e precisa ficar sete dias sem fazer esforço físico, carregar peso ou praticar atividade esportiva.
É importante salientar a individualidade de cada paciente e a qualidade do seu pós-operatório, mas em geral, após a vasectomia é viável voltar a uma rotina normal de atividades como jogar bola, fazer esforço físico e ter relações sexuais após 7 a 10 dias.
A recomendação é de não realizar qualquer tipo de atividade sexual, inclusive masturbação, durante 10 dias, ainda que com "certo cuidado". A área operada é sensível e os tecidos são frouxos, de maneira que está sujeita a sangramento, edema (inchaço) e, consequentemente, dor.
É normal ficar roxo pela equimose, sangramento que se difunde pela pele. Mas se sair sangue que extravasa o curativo ou secreção pela ferida, isso seria anormal.