O Lixão da Estrutural existe desde meados de 1960 e fez história por ser um dos lixões mais antigos ainda em atividade e figura na lista dos 50 maiores lixões do mundo.
O total de Resíduos Sólidos Urbanos (rsu) coletado nos bairros do município do Rio de Janeiro é transportado para as Estações de Transferência instaladas nas Áreas de Planejamento e, em seguida, transferido para o município de Seropédica, onde está instalada a Central de Tratamento de Resíduos do Rio de Janeiro.
Para dar a destinação final certa à esses resíduos, é feito primeiramente o processo de incineração. Este sistema é mais usado nos casos de lixo hospitalar ou que possuem algum tipo de contaminação perigosa. É realizado em incineradores apropriados, mantendo toda segurança possível.
A produção per cápita de lixo no Brasil varia de 0,3 a 1,1 kg/hab. dia e, quanto maior o poder aquisitivo da população, maior é a quantidade de lixo produzida por habitante. Só a cidade do Rio de Janeiro produz 8.
Para que a coleta seja eficiente, os materiais recicláveis devem ser colocados limpos e secos, em sacos plásticos transparentes, pois assim o gari poderá verificar o conteúdo, evitando a mistura do material reciclável com o lixo domiciliar.
Em casos de falha no atendimento do serviço da coleta domiciliar comum ou reciclável e/ou para ddenúncias de munícipes que depositam os sacos de lixo nas vias antes do horário ligue para central de atendimento 156.
Também é possível verificar os dias da Operação Cata-Bagulho. Por meio do site Zelando pela Cidade, o paulistano pode consultar os dias e horários em que as coletas seletiva e domiciliar passarão em sua casa. Também é possível consultar os dias em que a via recebe serviços de varrição.
Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. Nos Ecopontos, o munícipe poderá dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo.
COLETA SELETIVA Prefeituras Regionais: Aricanduva/Formosa, Campo Limpo, Cidade Ademar, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Ipiranga, Itaim Paulista, Itaquera, Jabaquara, M'Boi Mirim, Parelheiros, Santo Amaro, São Mateus, São Miguel, Socorro, Vila Mariana e Vila Prudente.
A reciclagem é termo genericamente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. ... Outro exemplo é o vidro.
O aumento acelerado da população e industrialização causa aumento na produção de lixo. O processo de reciclagem contribui significativamente com a diminuição da quantidade de lixo e dos impactos causados pelos resíduos no meio ambiente, como a poluição do solo, água e ar.