A “Belle Époque”, do francês “bela época”, foi um período de grande otimismo e paz, desfrutado pelas potências ocidentais, sobretudo as europeias, entre 1871 até 1914, quando eclode a Primeira Guerra Mundial.
A Paz Armada foi a expressão usada para descrever um período da História política da Europa, que antecedeu a Primeira Guerra Mundial, onde havia uma intensa corrida armamentista, quando o bloco da Tríplice Aliança, formada por Alemanha, Império Austro- Húngaro e Itália e a Tríplice Entente, formada pela Rússia, França ...
Várias foram as inovações que ocorrem durante a Belle Époque. As pessoas conheceram o telégrafo sem fio, puderam experienciar as telas de cinema, os aviões, o automóvel. Além disso, podiam ver as apresentações de balés, as livrarias públicas, os shows de ópera, teatros, etc.
Entre as características da belle époque europeia temos a estabilidade e prosperidade econômica, o desenvolvimento tecnológico, artístico e cultural que se espalhou para o mundo, sendo que nesse período a principal fonte de inspiração cultural foi provida pelos franceses.
o período anterior no início da Primeira Guerra Mundial, na Europa, é conhecido como Belle Époque, expressão que demonstrava a euforia vivida na sociedade por causa dos avanços do Progresso, da industrialização e da criação de novos recursos tecnológicos.
Tropas estrangeiras e setores burgueses e conservadores da Rússia apoiavam a oposição militar à ditadura de trabalhadores. Com isso, teve início uma sangreta guerra civil entre os exércitos vermelho (revolucionários) e branco (anti-socialistas).
O termo bolchevismo é de origem russa e significa, literalmente, maioria (em russo, bolscinstvó). Serviu para designar a corrente política e a linha organizacional idealizada e imposta pelo líder revolucionário Vladimir Lênin ao Partido Operário Social-Democrático da Rússia (POSDR).