A melhor forma de embalar a palha italiana no celofane é colocando ela no centro do papel e unindo as duas pontas opostas da diagonal dele. Em seguida, basta unir as demais pontas como se estivesse embrulhando um presente. Após unir as quatro pontas, só é preciso colocar um pedacinho de fita adesiva transparente.
Depois de pronta, o ideal é guardar em um pote de rosca, assim a palha italiana vai ficar beeemm vedada e continuará durinha.
Até aqui, chegamos ao custo de 2 reais a palha italiana. Mas não é por esse valor que você vai vendê-la. Ainda precisamos incluir a margem de lucro, é claro. Afinal de contas, você é uma empreendedora, não somente a confeiteira.
Alise a superfície da massa com uma colher. Espere esfriar e corte em quadradinhos. Dica: se quiser também pode conservar na geladeira, esse doce geladinho também é uma delícia.
Todos os docinhos são entregues em embalagens que podem ir à geladeira. Se você quiser guardá-los de maneira a manter o mesmo frescor e aparência para o grande dia, basta mantê-los embalados, do jeito que chegaram na sua casa, na parte de baixo da geladeira.
As sobremesas em geral (as que são conservadas em geladeira) tem que ficar na segunda prateleira e devem ser consumidas no período máximo de 48 horas, garantindo a conservação sem trazer malefício à saúde.
5 dias
90 dias
15 dias
Depois de frio, na hora de embalar, coloque muitas camadas de plástico filme e, em seguida, cubra com papel alumínio. O ideal é colocá-lo em cima de uma superfície metálica para não deformar o bolo na hora de congelar.
Para evitar esse inconveniente, deixe o doce esfriar em temperatura ambiente, coberto com uma camada de papel-filme encostando na superfície.
O que pode aumentar a validade é a escolha dos métodos de preparo e armazenamento, a qualidade das matérias-primas, etc. Ou o uso de conservantes artificiais. O anti mofo, que pode ser propionato de cálcio, sódio ou potássio ele pode ser usados para receitas de massas, como bolos, biscoitos e pães.
Sempre em uma superfície com temperatura ambiente, dentro de um pote bem fechado e as trufas sempre bem embaladas. Para dias de verão, se tiver ar condicionado melhor ainda. Pingue algumas gotas de rum ou outra bebida alcoólica na composição da trufa pois a bebida irá ajudar a aumentar o prazo de validade da mesma.
O ponto ideal dele é o meio cremoso e a massa baixa, e ele não se assa por completo, isso faz com que ele apresente uma consistência maravilhosa. Contudo, por ele ter essa massa mais úmida, com um aspecto mais molhado, ele fica muito mais propenso à deterioração e contaminação por parte dos microrganismos.
O ideal, mesmo para as casquinhas simples é que a gente espere 24 horas após o chocolate cristalizar para poder embalar. Isso porque, se a temperagem for bem-feita esse é o tempo que o chocolate leva para estabilizar e ficar ainda mais firme.
A massa da trufa (não a trufa pronta) pode ficar na geladeira até 15 dias. Trufas e bombons prontos quando colocados na geladeira ou freezer, ao voltarem para temperatura ambiente perdem suas propriedades fazendo com que o chocolate fique esbranquiçado e suando conferindo ao produto um aspecto desagradável.
A terceira dica é matadora!
O melhor lugar para guardar o chocolate é dentro de uma caixa feita de papelão. E a melhor temperatura para ele fica entre os 12ºC e os 20ºC, para não derreter. Essa temperatura é difícil de encontrar no Brasil sem um ar-condicionado.
Mantenha o chocolate em local seco e escuro, em temperatura entre 12 e 20ºC. Mantenha o chocolate bem embalado para evitar entrada de ar, umidade e odores de outros alimentos (a gordura presente no chocolate absorve estes odores).
Quanto mais próximo à entrega você montar o ovo, maior a durabilidade para o cliente", diz Lucas. "Se for armazenar, sempre dou a dica de embrulhar casca por casca em papel chumbo, para proteger melhor o chocolate, e sempre conservá-lo em uma caixa isolante térmica no local mais fresco da casa.
A validade da casca recheada vai variar de acordo com o recheio, mas em média ela dura de 7 a 15 dias, por exemplo, se o recheio for a base de ganache com creme de leite 7 dias, se for a base de brigadeiro 10 dias e se a gente usar cremes industrializados no recheio, como as ganaches prontas da Melken, Doce de leite, ...