8 sugestões para comemorar o dia do livro
O quadro Dedo de Prosa desta sexta-feira (23) aproveita para relembrar a importância da leitura porque nesta data é celebrado o dia Mundial do Livro.
A data foi criada em 1810 em comemoração à fundação da primeira biblioteca brasileira, a Real Biblioteca, no Rio de Janeiro, então capital do país. Nesse dia, a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil e tornou-se a Biblioteca Nacional.
23 de Abril
O dia 23 de abril foi escolhido para ser o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor pela Unesco, em sua XXVIII Conferência Geral, ocorrida em 1995. Essa data homenageia os escritores Inca Garcilaso de la Vega, Miguel de Cervantes e William Shakespeare, que, coincidentemente, morreram em 23 de abril de 1616.
7 de janeiro de 1928
Tudo para celebrar o Dia Internacional do Livro, festividade que segundo a União Europeia foi criada na Catalunha. Nessa região, a data coincide com o dia de Sant Jordi (São Jorge, para os brasileiros de fé!). Por lá, a tradição no dia é distribuir rosas, que se misturam aos livros.
O Dia Internacional do Livro foi criado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), em 1995. ... Desde então, ele vem sendo celebrado em todo o mundo no dia da morte de William Shakespeare e de Miguel de Cervantes, o 23 do abril.
O Dia Internacional da Dança é comemorado anualmente em 29 de abril. Também conhecido como Dia Mundial da Dança, esta data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais animadas e antigas que existem: a dança!
O INPI comunica a manutenção dos feriados dos dias 21 de abril (feriado nacional) e 23 de abril (feriado no Rio de Janeiro), os quais haviam sido antecipados pela Prefeitura do Município do Rio de Janeiro e pelo Estado do Rio de Janeiro como medida de combate à pandemia.
O Dia de São Jorge é também comemorado localmente em Newfoundland (Canadá), no Rio de Janeiro, na Catalunha (região espanhola) e em Adis Abeba (pela Igreja Copta Ortodoxa Etíope). Muitos países celebram a a festa de São Jorge em 23 de abril, que é a data tradicionalmente aceita do falecimento do santo.
No final das orações, faça o sinal da cruz e acenda uma vela branca em intenção a São Jorge.
Suas cores rituais são diversas. Em alguns lugares, azul-marinho. Em outros, o vermelho ou o vermelho e preto. Seu modo de agir e sua força como “abridor dos caminhos” fizeram com que seja inspiração na cultura popular e nas artes de um modo geral, com muitas músicas falando dele e seu sincretismo com São Jorge.
VELA DA COR VERMELHA: OGUM.
Cor da vela: Azul bebê (iemanjá, ondianas, sereias, iaras e marinheiros). Amarelo para Oxum. E lilás para Nanã.
azul claro