Os africanos trazidos ao Brasil incluíram bantos, nagôs e jejes, cujas crenças religiosas deram origem às religiões afro-brasileiras, e os hauçás e malês, de religião islâmica e alfabetizados em árabe. Assim como a indígena, a cultura africana foi geralmente suprimida pelos colonizadores.
A palavra JEJE vem do yorubá adjeje que significa estrangeiro, forasteiro. ... O que é chamado de nação Jeje é o candomblé formado pelos povos fons vindoda região de Dahomé e pelos povos mahins.
Cultura afrodescendente esta relacionada aos elementos culturais que foram trazidos pelos povos africanos e que ajudaram a compor o cenário cultural do lugar onde forma viver. No caso brasileiro, a cultura afrodescendente esta relacionada às diversas manifestações culturas do povo africano.
Os bantos foram um dos grupos mais numerosos a chegar ao Brasil na época da escravidão, trazidos de Angola, do Congo e de Moçambique. ... Os bantos tiveram participação expressiva na formação da cultura e do povo brasileiro. Várias palavras do português falado no Brasil têm origem no quimbundo, uma língua banta de Angola.
Sua religião é rica em lendas, com função de normatizar o comportamento pessoal e coletivo. A religião conta com os Orixás, intermediários entre o deus superior (Olorum) e a humanidade, retratados com os mesmos defeitos que as pessoas comuns, podendo se redimir também por bom comportamento.
Os iorubas cultuam os orixás. ... Os iorubas também marcaram sua influência na culinária brasileira, com o acarajé, por exemplo, na música, com os atabaques, e na língua, com palavras como "axé" e "olodum".
Resposta. Resposta: Pele de leopardo, pimenta, marfim, metal e nóz-de-cola.
Porto de Salvador
As principais cidades iorubás são Lagos (capital da Nigéria), Ibadan, Abeokuta, Akure, Ilorin, Ogbomoso, Ondo, Ota, Shagamu, Iseyin, Osogbo, Ilesha, Oyo e Ilé-Ifè.
Lagos
Resposta: Não,Apesar de compartilharem a mesma língua e possuírem uma base cultural comum, os Iorubas não chegaram a compor um Estado centralizado.
Os bantos constituem um grupo etnolingüístico, localizado principalmente na América subsariana e que engloba cerca de 400 subgrupos étnicos diferentes. Os iorubás são o principal grupo étnico nos estados de Ekiti, Kwara, Lagos, Ogun, Ongo, Osun, e Oyo.
As Máscaras Gueledé As máscaras Gueledé, assim como os egunguns e as Epa, são as mais conhecidas e populares na cultura iorubá. ... O que está esculpido na parte superior da máscara está, também, relacionado a inúmeros aspectos da vida e crença dos Iorubá como as ocupações profissionais, mitos, entre outros temas.
Muitas vezes, as esculturas são também projetadas para acompanhar complexos arquitetônicos, com o objetivo de compor um conjunto artístico harmonioso. É o caso das esculturas que acompanham as catedrais góticas da Idade Média e os palácios em estilo clássico do período das monarquias absolutistas.
Resposta. Representando um disfarce para a incorporação dos espíritos e a possibilidade de adquirir forças mágicas, as máscaras têm um significado místico e importante na arte africana sendo usadas nos rituais e funerais. As máscaras são confeccionadas em barro, marfim, metais, mas o material mais utilizado é a madeira ...
Os povos africanos se apóiam integralmente no poder da oralidade, a qual, no caso das tradições iorubás, se mantém ao longo dos séculos no interior dos Poemas Sagrados de Ifá, de onde este povo extrai a base fundamental para preservar seu legado, mesmo distante do lar, nas Américas, especialmente no Brasil e em Cuba.