Antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
Para atuar como antropólogo, é preciso cursar a graduação de Antropologia ou Ciências Sociais com habilitação em Antropologia. Também é possível fazer uma pós-graduação nessa área do conhecimento.
Áreas de estudo da Antropologia
A Antropologia tem em seu campo de estudo a observação e compreensão dos seres humanos e sociedadescomo um todo, porém tomando como um dos seus elementos principais a cultura e a análise e desenvolvimento do conceito de alteridade.
As Ciências Sociais possuem um papel essencial para compreender a importância das questões culturais e comportamentais dos indivíduos e dos grupos para a sociedade. Com estudos em cima disso, é possível identificar problemas sociais, investigar e propor soluções que colaborem com o desenvolvimento das comunidades.
As ciências sociais são divididas em três áreas: a antropologia, voltada para o estudo da diversidade cultural e da dimensão simbólica da vida social; a ciência política, centrada nos temas do poder e a sociologia, voltada para o estudo das relações em sociedade.
1) As três áreas das ciências sociais são: sociologia, antropologia e ciência política.
Ciências exatas, humanas e biológicas são as três principais áreas do conhecimento. Enquanto as ciências exatas utilizam a matemática e a lógica para resolver problemas, as humanas estudam a sociedade, o ser humano e os fenômenos sociais.
Nos cursos de graduação em ciências sociais comumente há disciplinas do currículo mínimo que consistem em:
Resposta. para que cada individuo possa se especificar e estudar uma ciência diferente, e possa se aprofundar cada vez mais em uma ciência especifica.
A ciência (episteme) é entendida por Aristóteles como um conhecimento demonstrativo, isto é, um tipo de saber que pode ser expressado por um discurso (logos) dedutivo fundado em premissas necessárias. No entanto, a demonstrabilidade que caracteriza a ciência não se atribui a seus princípios.
Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligivel. Aristóteles diz que existem seis formas ou grau de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição.
Aristóteles distingue sete formas ou graus de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, linguagem, raciocínio e intuição.
Qual a classificação das ciências feita por Aristóteles?