É o processo utilizado por meio de equipamento denominado autoclave, para tornar o material isento de toda forma viável de microorganismos, utilizando três parâmetros essenciais: tempo, temperatura/pressão e qualidade de vapor para obtenção de resultado.
Em uma temperatura de 20ºC, a pressão máxima de vapor da água é igual a 17,535 mmHg; a 50 ºC, ela passa para 98,51 mmHg; já a 100ºC, é de 760 mmHg. Isso nos mostra que a pressão máxima de vapor é proporcional à variação da temperatura e inversamente proporcional à intensidade das interações intermoleculares.
Δp = p2 - p Nessa expressão temos a subtração da pressão de vapor do solvente pela pressão de vapor da solução.
Para se calcular a pressão em uma panela de pressão não usaremos a Equação Geral de Estado do Gás Ideal. O que existe dentro da panela é de fato VAPOR de água e água líquida e a pressão de vapor cresce mais rapidamente com a temperatura do que acontece com um gás ideal.
Quanto maior a intensidade das forças intermoleculares, ou seja, quanto menos volátil for o líquido, menor a máxima pressão de vapor. ... Quanto maior for o número de partículas dispersas no líquido, menor a PMV. O alto ponto de ebulição da substância acarreta em uma menor pressão do vapor.
A viscosidade (resistência de um líquido em fluir) também é uma propriedade que depende das forças intermoleculares. Em geral, quanto maior a força de atração intermolecular maior será a tensão superficial ou a viscosidade de uma substância.
De acordo com a teoria sobre a pressão máxima de vapor, um solvente puro apresentará uma pressão máxima de vapor maior que a pressão do solvente na solução. Quanto maior a concentração da solução, menor será a pressão máxima de vapor.
O único fator que pode alterar a pressão máxima do vapor de um líquido é o grau de agitação molecular, ou seja, a temperatura.
A pressão máxima de vapor de um líquido não depende do volume, mas da sua temperatura. Quanto maior for a temperatura do líquido, maior será a energia cinética das suas moléculas, o que faz com que as moléculas se agitem mais, favorecendo a vaporização do líquido.
1) Os fatores que influenciam a pressão de vapor de um líquido puro são: a natureza do líquido e a temperatura. A pressão de vapor é aquela pressão na qual as fases líquida e de vapor estão em equilíbrio em cada temperatura. Os líquidos mais voláteis (éter, gasolina, acetona, etc.)