Os 4 princípios das melhores práticas de governança corporativa
Em sua essência, a Governança Corporativa tem como principal objetivo recuperar e garantir a confiabilidade em uma determinada empresa para os seus acionistas, criando um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos como de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre ...
Existem quatro princípios básicos que norteiam a governança corporativa: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.
Sobre o IBGC Seu objetivo é gerar e disseminar conhecimento a respeito das melhores práticas em governança corporativa e influenciar os mais diversos agentes em sua adoção, contribuindo para o desempenho sustentável das organizações e, consequentemente, para uma sociedade melhor.
O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) é uma organização sem fins lucrativos, referência nacional e internacional em governança corporativa.
Os agentes da governança Agente principal, que é o conjunto de sócios da empresa, a sociedade, geralmente, organizados em uma assembleia de acionistas ou em uma reunião de sócios, Agente delegado, que é a diretoria executiva, que é quem recebe a autorização dos sócios para gerir a empresa e seus negócios e.
Governança corporativa ou governo das sociedades ou das empresas é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada. ... Governança corporativa é uma área de estudo com múltiplas abordagens.
A Governança Corporativa se apoia em quatro pilares principais: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa – de acordo com o IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
Entre suas funções, a governança corporativa deve promover os processos legais que regem uma empresa. Além disso, ela serve para garantir e facilitar a participação dos acionistas na tomada de decisões, dando tratamento igual a cada um deles, independentemente do percentual de investimento que possuam na empresa.
As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e ...
Trata-se de um processo no qual é determinada a forma como a companhia é administrada, refletindo no regulamento interno da organização, em suas políticas e na cultura. Assim, a governança corporativa tem o objetivo de levar a empresa a um sistema de gestão de excelência e com políticas alinhadas ao compliance digital.
Como ela funciona?
Por que seguir as boas práticas de governança corporativa?
Transparência, Equidade, Prestação de contas e Responsabilidade Corporativa. Esses são os quatro pilares que sustentam a Governança corporativa. ... Nesse sentido, a governança corporativa surgiu com a finalidade de regular as relações entre o mundo corporativo e a sociedade como um todo.
Seguindo os 4 pilares, os alunos recebem uma formação completa....Os fatores-chave deste aprendizado são:
Confira algumas dicas para ensinar educação financeira em casa:
Como ensinar sobre dinheiro para crianças?
10 princípios para educar seu filho com carinho