A higiene no trabalho conhecida também como higiene ocupacional ou higiene industrial possui quatro principais objetivos, são eles:
A Higiene no Trabalho é a ciência cujos objetivos são reconhecer, avaliar e controlar os riscos provenientes do trabalho. Esses riscos são fatores decorrentes do ambiente ou processos produtivos utilizados que podem provocar acidentes e afetar a saúde, o conforto ou a eficiência do trabalhador.
A higiene e saúde no trabalho procura combater de um ponto de vista não médico, as doenças profissionais, identificando os fatores que podem afetar o ambiente do trabalho e o trabalhador, procurando eliminar ou reduzir os riscos profissionais.
A Higiene Ocupacional, também conhecida como Higiene do Trabalho e Higiene Industrial, é uma ciência que tem como objetivo reconhecer, avaliar e controlar os riscos ocupacionais nos ambientes de trabalho. São agentes ambientais que podem causar doenças e danos à saúde dos trabalhadores.
Quais as etapas da higiene ocupacional?
O Higienista Ocupacional é responsável por antecipar, reconhecer, avaliar e controlar os agentes ou processos que podem colocar em risco a saúde e bem estar do trabalhador, no exercício de suas funções.
A higiene do trabalho compreende normas e procedimentos adequados para proteger a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerente às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.
Por isso, a higiene e segurança do trabalho são práticas interligadas, que agem diretamente na produtividade e no desempenho dos colaboradores de uma empresa. A segurança do trabalhador, por sua vez, é um aglomerado de técnicas focadas em educação, Psicologia e Medicina para a prevenção de acidentes.
O conceito de ergonomia no trabalho Trata-se do estudo da relação entre o indivíduo e seu ambiente de trabalho. Ela oferece o conforto adequado, além de métodos de prevenção de acidentes e de patologias que podem surgir para cada tipo de atividade executada. ... Logo, ela contribui para a segurança do trabalho!
A higiene ocupacional é uma poderosa arma na prevenção de acidente do trabalho e também na promoção do bem-estar e qualidade do indivíduo. Diversos profissionais trabalham expostos a uma infinidade de agentes potencialmente tóxicos e infectantes.
A higiene ocupacional é uma ferramenta-chave para o desenvolvimento da qualidade de vida dos trabalhadores nas organizações. Além de prevenir possíveis doenças ocupacionais, também garante a proteção do trabalhador de diversos modos, como vimos neste artigo.
Até meados século 19 a produtividade era valorizada em detrimento da saúde e até mesmo da vida do trabalhador. Isso vem mudando ao longo dos anos… A partir da década de 50/60 surgem as primeiras tentativas sérias na área da Higiene do Trabalho, bem como o surgimento de legislações na área de segurança do trabalho.