As funções cognitivas têm um papel fundamental no processo cognitivo e trabalham em conjunto para que possamos adquirir novos conhecimentos e criar interpretações. Algumas das principais funções cognitivas são: percepção, atenção, memória, pensamento, linguagem e aprendizagem.
6 dicas para estimular o desenvolvimento cognitivo infantil
Pois, apesar de uma estrutura fisiológica, elas são potencializadas por um processo de aprendizagem. “São várias as habilidades cognitivas e podemos elencar que as principais são: a coordenação motora, adaptabilidade, psicomotricidade, memória, percepção, foco, atenção, compreensão e linguagem”, elenca.
Para explicar como as pessoas aprendem, as teorias cognitivas usam conceitos como atenção, percepção, memória de curto e longo prazo, modelo de memória de dois armazenamentos, níveis de profundidade de processamento e nível de ativação [3].
A Psicologia Cognitiva de Ausubel que estabelece que a aprendizagem ocorre por assimilação de novos conceitos e proposições na estrutura cognitiva do aluno. Fixando novos conceitos nas já existentes estruturas cognitivas do aluno fará com que os novos conceitos sejam relembrados. ...
Ele foi referido como o "pai da psicologia cognitiva ". Neisser pesquisou e escreveu sobre percepção e memória. Ele postulou que os processos mentais de uma pessoa poderiam ser medidos e subseqüentemente analisados.
O termo começou a ser usado com a publicação do livro Cognitive Psychology de Ulrich Neisser em 1967. No entanto a abordagem cognitiva foi divulgada por Donald Broadbent no seu livro Perception and Communication em 1958.
O Cognitivismo refere-se a um campo da ciência que tem como objeto a cognição. Em psicologia e educação encontram-se no cognitivismo as teorias representadas por Piaget, Vygotsky, Ausubel e seus seguidores, assim como a Psicologia Cognitiva Experimental.
2 Abordagem Cognitivista Contrapondo-se ao behaviorismo que centra a sua atenção no comportamento humano, o cognitivismo propõe analisar a mente, o ato de conhecer; como o homem desenvolve seu conhecimento acerca do mundo, analisando os aspectos que intervém no processo “estímulo/resposta”.
Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. ... É através das acomodações (que, por sua vez, levam à construção de novos esquemas de assimilação) que se dá o desenvolvimento cognitivo.
Wallon mostra que a afetividade é expressa de três maneiras: por meio da emoção, do sentimento e da paixão. ... A emoção, segundo o educador, é a primeira expressão da afetividade. Ela tem uma ativação orgânica, ou seja, não é controlada pela razão.
A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios, em uma situação relevante para o estudante, proposta pelo professor. Nesse processo, o estudante amplia e atualiza a informação anterior, atribuindo novos significados a seus conhecimentos.
Aprendizagem significativa – um conceito cognitivista De acordo com Marco Antônio Moreira, a aprendizagem significativa ocorre quando ideias expressas simbolicamente interagem de maneira substantiva e não arbitrária com aquilo que o aprendente já sabe.
Para que a aprendizagem ocorra é preciso que, primeiramente, o educando construa um sentido pessoal e que isso se transforme em significado social. Logo, a primeira preocupação do professor deve ser a de ajudar o aluno a construir sentido sobre o que irá aprender e não a de apresentar conceitos e procedimentos prontos.
Ninguém é igual a ninguém - nem mesmo gêmeos são idênticos. O ambiente de aprendizagem da sala de aula é um local impregnado de diferenças e que, ao mesmo tempo, é um espaço que precisa ter significado para todos. Para que a aprendizagem aconteça, as características pessoais devem ser levadas em conta.
6 dicas para incentivar os alunos a estudar
Professor também deve ter o papel de aluno: deve aprender ao passo que ensina. ... Para entender a formação integral dos alunos, ele deve desenvolver estratégias de trabalho colaborativo com outros professores da escola, criando espécie de comunidade de aprendizagem colaborativa entre professores.
Conheça 6 projetos para ajudar a melhorar a aprendizagem dos seus alunos.
Personalizar o ensino, estimular o protagonismo dos alunos e melhorar a conectividade são algumas das sugestões para inovar na educação no ano que vem
O uso de celulares, tablets, computadores, entre outros dispositivos digitais, é uma maneira de expandir o acesso à informação de forma instantânea e aumentar o contato dos alunos com as disciplinas além do que é ministrado em sala de aula.
Proponha desafios e questionamentos Para formar alunos questionadores, é importante que o professor levante questões instigantes durante a aula, promovendo momentos de reflexão e levando seus alunos a desenvolver um pensamento crítico e debater soluções para problemas propostos.
O ideal é que o professor seja criativo, proponha trabalhos diferentes e permita que o humor se faça presente no contexto educacional. Uma dose de irreverência e alegria é capaz de tornar o aprendizado mais divertido, leve e prazeroso, e, consequentemente, os alunos se sentirão mais motivados a participar.
Pode-se pensar que a proposta de trabalho com arte na educação poderia ter estratégias e metodologias mais exitosas para o ensino, a construção e a ressignificação dos saberes. ... E a abordagem triangular, sendo uma metodologia se constitui de três passos principais: contextualizar, apreciar e fazer.