Saiba como recuperar uma planta seca
Como sua planta já perdeu todas as folhas, pode ser tarde para recuperá-la, mas procure escolher um canto para ela que fique perto de uma janela, seja bem claro e fresco. A terra deve ser mantida sempre úmida, já que a ráfis gosta de água.
Espere cerca de três dias e realize o plantio para evitar queimar as raízes. As regas devem ser frequentes, mas sem encharcamento. Especialistas indicam o plantio em uma distância de 20 centímetros de muros ou barreiras, para que o podocarpo cresça sem problemas.
A cada dois ou três meses a planta vai pedir por algum tipo de adubo. Você pode usar adubos orgânicos, como húmus de minhoca e esterco de galinha, ou, também, adubos sintéticos como o NPK ou o NPK A poda do podocarpo deve ser realizada de acordo com o efeito paisagístico que você deseja.
Para cultivar uma cerca viva de médio porte, as mudas de podocarpo devem ficar com uma distância de pelo menos 0,5 metro linear, para uma cerca mais densa, ou até 1 metro de distância entre cada muda.
As plantas mais utilizadas para cerca viva de porte médio são: A maricá, jambolão, hibisco, sansão do campo, murta, cedrinho e hibisco.
Remova qualquer galho que estiver crescendo na direção incorreta, como aqueles que cruzam outros galhos. Quando o novo crescimento iniciar, ele preencherá a área interna da planta, dando à podocarpus uma aparência completa e saudável, enquanto se desenvolve.
O local de cultivo deve ser ensolarado, com solo sem encharcamentos e um pouco ácido. Para cultivar, delinear antes onde ficará a cerca viva de murta-de-cheiro, abrindo um canteiro de no mínimo 50 cm de largura, destorroando até uns 40 cm de profundidade.
É o caso de buxinho, nandina, viburno, podocarpo, sansão-do-campo e muitas outras espécies. Corte um galho que pareça bem formado e saudável, retire metade das folhas, deixando a parte inferior sem folha nenhuma e coloque num vidro com um dedo de água, só pra cobrir a pontinha do galho mesmo.
O preparo do solo deve ser feito no mínimo 30 dias antes do plantio das mudas, para que o adubo tenha tempo de se integrar ao solo. A adubação deve ser feita preferencialmente com adubos orgânicos, como o húmus de minhoca ou composto orgânico, ricos em minerais e nutrientes.
Bambus – caso a sua intenção seja formar uma barreira contra poeira e contenção de ventos e barulho, como em beira de estrada, privando sua propriedade de olhos curiosos o Bambu Gigante Verde é uma ótima opção. Podendo atingir até 12 metros de altura, essa espécie fecha grande áreas sem alastrar em até 4 meses.
Para uma cerca viva, o aconselhado é plantar 1 muda por metro (caso queira fazer um quebra-vento, a distância indicada é de 2,5/3 metro por muda).
Murta: também é uma planta conhecida por ter crescimento rápido e folhagem densa, própria para quem busca privacidade e segurança. Pode chegar a cinco metros e é ótima para ocupar o lugar de muros.
As mudas devem ser colocadas num canteiro rente à parede a ser coberta. O mais indicado é que planta não crie raízes na parede – apenas apoie os ramos nela. Em geral, demora de um ou dois anos para que ela se fixe completamente por toda a extensão do muro.
Casca de ovo Rica em cálcio, a casca do ovo pode ajudar muito no crescimento das plantas. Para usar como adubo, basta triturar as cascas – no liquidificador ou com um pilão – e quando elas estiverem como uma farofa, polvilhe sobre o substrato. "O cálcio vai sendo absorvido conforme a planta for regada", explica Gabi.