A Equação de Torricelli permite o cálculo da velocidade final de um corpo que esteja em Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV) mesmo sem saber o intervalo de tempo em que percorreu. Trata-se de uma equação de cinemática elaborada pelo físico e matemático italiano Evangelista Torricelli.
A equação de Torricelli é utilizada na física, mais precisamente no movimento uniformemente variado (MUV). Ela é utilizada para calcular a velocidade de um corpo em relação ao espaço que ele percorre.
Deve-se usar a fórmula do sorvetão quando o problema pedir alguma informação em relação a distância percorrida. Deve-se usar a fórmula do sorvete quando o problema pedir distância ou tempo. Deve-se usar a fórmula "vovo" quando se quer obter as informações de aceleração, velocidade inicial ou velocidade final.
(CFT-MG) O movimento retilíneo de um corpo é descrito pela equação v = 10 – 2t em que v é a velocidade, em m/s, e t é o tempo, em segundos.
Geralmente a velocidade inicial é data por zero, pois em boa parte dos casos o corpo inicialmente se encontra em repouso, o que faz com que a sua velocidade inicial seja zero. Ou seja, não existe uma força com intensidade suficiente para tirar o corpo do repouso.
V = V0 + αT Como se trata de uma função do primeiro grau, o seu gráfico é uma reta que pode assumir diferentes formas de acordo com o sinal da aceleração (α>0 ou α