A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é responsável pela validação das informações prestadas pelo estudante no ato da inscrição, bem como dar início ao processo de aditamento de renovação dos contratos de financiamento.
Para tentar um financiamento do FIES na Estácio você deve cumprir todos os requisitos de participação e fazer a inscrição no site oficial do programa. ... Nessa etapa, o sistema do FIES identificará automaticamente se você fez o Enem e qual foi sua pontuação.
Como funciona o FIES 2021? O FIES 2021 não é semelhante a nenhuma bolsa, o que ele faz é adiar o pagamento de uma porcentagem da faculdade. Se trata de um financiamento onde o estudante deve pagar apenas os juros enquanto estuda, o valor do curso, é acertado apenas depois de formado.
As Notas de Corte do Fies para Medicina ficaram concentradas na faixa dos 720 aos 830 pontos do Enem. O patamar está abaixo do Sisu e do Prouni, mas ainda assim são muito altas. Confira a distribuição das notas de corte FIES em universidades de todos os Estados para você calcular suas chances.
Acesse o site da Caixa O primeiro passo para consultar o contrato do FIES é entrar no site da Caixa Econômica Federal, no qual você poderá consultar todos os detalhes, tendo em vista que o financiamento é intermediado por essa instituição financeira.
Como consultar o pagamento do Fies? A consulta do pagamento já realizado deve ser feita pelo estudante diretamente com o agente financeiro (isto é, o banco) onde o contrato de empréstimo foi feito.
Acesse https://sifesweb.caixa.gov.br e realize seu cadastro! É rápido, fácil e seguro! O boleto estará disponível na opção CONTRATO FIES > CONTRATO > BOLETO(S) EM ABERTO.
Carência: Nos 18 meses após a conclusão do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 150,00. Amortização: Ao final da carência, o saldo devedor do estudante será dividido em até 12 anos [3 x 4 anos (período financiado do curso)].
Lista de extratos em aberto do CPF/Número do Contrato para a impressão de boleto para pagamento. Para emitir a 2ª via do boleto FIES não é necessário informar usuário ou senha. O horário para emissão do boleto on line é das 9 às 19 horas, em dias úteis.
Para isso, ele terá que fazer uma solicitação no SisFIES (Sistema Informatizado do FIES) e assinar o termo de encerramento. Isso pode acontecer tanto na fase de carência como na de amortização. O estudante tem condições de liquidar o saldo devedor no ato da assinatura do termo.
Para imprimir realize os seguintes passos:
Quando a segunda via do boleto Fies está dentro do prazo, ela pode ser paga em qualquer banco, até mesmo via internet banking. No entanto, se o documento está vencido e precisou de atualização, a nova via só pode ser paga no banco responsável pelo crédito estudantil.
Até o dia 31 de dezembro de 2020, os estudantes com contrato de FIES (Financiamento Estudantil) poderão renegociar parcelas em atraso e aderir ao Programa Especial de Regularização nas agências do Banco do Brasil. A opção no canal mobile estará disponível ainda na primeira quinzena deste mês.
Como saber quais parcelas o aluno deve pagar diretamente para a Instituição de Ensino? A partir da assinatura do contrato, o aluno pagará um boleto único e o repasse será feito pela Caixa à Mantenedora em até D + 2 dias úteis.
A solicitação do encerramento do contrato de financiamento poderá ser realizada pelo estudante, por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFIES). A solicitação deverá ser realizada até 15º dia dos meses de janeiro a maio e de julho a novembro de cada ano.
Ao contrário de outros tipos de empréstimo, a dívida com o Fies não se prescreve facilmente depois de 5 anos. Então, após ficar 5 anos sem pagar o empréstimo, o nome do inadimplente continuará no Serasa e ele ainda corre o risco de ter bens apreendidos e bloqueados para saldar seu débito com o Governo Federal.
Quem não paga a dívida do FIES e é inscrito no CADIN é impossibilitado de abrir contas, receber empréstimos, utilizar cheque especial e tem a restituição do imposto de renda bloqueada.
Quando começa o pagamento da dívida do FIES? Pra quem assinou o contrato até 2017, há um período de carência de 18 meses para o pagamento do FIES após a conclusão do curso. Nesse meio tempo, você continua só com as parcelas trimestrais de R$ 150.
No primeiro mês após a conclusão do curso, começa o pagamento do saldo devedor do FIES. Se você estiver empregado formalmente (CLT ou servidor público), o FIES desconta o pagamento direto na fonte. Isto é, diretamente no seu salário, antes dele cair na sua conta bancária.
Estudantes que usam o Fies (Financiamento Estudantil) poderão parcelar e liquidar a dívida sem juros.
Se por algum motivo o estudante não conseguir pagar o financiamento, pode parcelar em até 18 meses o valor em atraso mais a multa. Para isso, procure informações referentes à renegociação de contrato no site da Caixa Econômica Federal ou no banco em que foi feita a conta.
O pagamento da dívida do FIES começa depois da formatura. Dependendo de quando o estudante assinou o contrato do FIES, esse pagamento pode ou não ter um período de carência. O ideal é consultar o contrato, caso já tenha o FIES, ou o edital do processo seletivo, caso ainda esteja concorrendo a uma vaga.
Funciona assim: os bancos parceiros do programa “emprestam” o valor do seu curso com condições facilitadas, e você acerta a dívida do FIES depois da formatura. É isso mesmo! Você só precisa realizar o pagamento do FIES após a conclusão do curso.