Composto orgânico, solúvel na água, formando partículas coloidais ou geles.
O hidrocolóide em placa é indicado para lesões vitalizadas ou com necrose com pouco/médio exsudato, como escoriações, queimaduras de 1º e 2º grau e lesões por fricção ou pequenos traumas em pele, mas também para prevenção ou tratamento de úlceras por pressão não infectadas(1,2).
O curativo hidrocoloide pode ser escolhido de acordo com a extensão de cada ferimento. O recomendado é que você escolha um modelo que o diâmetro ultrapasse a borda da ferida em, no mínimo, três centímetros. Dessa forma o curativo não vai tocar a ferida e será evitado o risco de infecções.
Nossos curativos e curativos grandes à prova d´águaTegaderm™ foram desenvolvidos para serem facilmente removidos. Simplesmente segure em uma das bordas e puxe paralelamente à pele. Isto libera o adesivo e o produto se solta sem que você precise fazer caretas ou gritar.
Como usar?
A Pomada Curatec Hidrogel com Alginato é um gel absorvente, transparente e viscoso, usado como um curativo primário. Seu uso é indicado para feridas secas, queimaduras de segundo grau, úlceras venosas, arteriais e por pressão, abrasões e lacerações.
O Hidrogel está indicado no tratamento de:
Indicação: Dersani® Hidrogel auxilia a cicatrização de feridas secas, periféricas ou profundas, com ou sem infecção, com necrose ou esfacelo, causadas por: úlceras venosas, arteriais e por pressão, queimaduras de primeiro grau e de segundo grau de pequena extensão com perda parcial ou total de tecidos e áreas pós-- ...
A concentração da papaína de 8 a 10% deve ser utilizada na presença de necrose de coagulação (2), após efetuar escarectomia (retirada total da região necrosada). Na presença de necrose de liquefação a ferida deverá ser lavada em jatos com solução de papaína de 4 a 6% diluída em solução fisiológica.
Papaína é uma enzima extraída do mamão (Carica papaya). É usada em testes com imunoglobulinas, e na indústria farmacêutica vem sendo usada associada a um curativo (esparadrapo + gaze) como um acelerador do processo de cicatrização, muito utilizado em tratamentos de úlceras de decúbito.
O látex foi extraído a partir de 4 incisões longitudinais na casca dos frutos usando instrumentos em aço inoxidável, coletado por gotejamento, conservado com a adição de metabisulfito de sódio (0.
Procedimentos: - preparar a solução de papaína diluindo no reci piente, a água destilada com o pó da enzima na seguinte proporção: uma colher de café rasa da enzima para ca-' da 50 cc de água bidestilada. - limpar a lesão utilizando gaze embebida na so lução.
O tratamento das escaras deve seguir o seguinte procedimento:
ALGINATO DE CÁLCIO O gel formado permite a remoção íntegra do curativo, não deixando resíduos no leito da ferida. Tem propriedades hemostáticas e facilita o desbridamento autolítico, promovendo a predominância e estimulação do tecido de granulação.
Doce de mamão verde – Para tirar o amargo do látex, há quem deixe os frutos descascados de molho por algumas horas, com uma colher de bicarbonato, antes de colocá-los na calda. Tem gente que deixa de molho só na água, que vai sendo trocada ao longo de um determinado período.
Tire as sementes e pique os mamões em uma vasilha com o sal. Lavar bem, para tirar o amargo. Em um tacho, misturar o mamão, o açúcar, a água, a canela e o cravo e levar a fogo médio (170 ºC a 190 ºC) por cerca de 2 horas, mexendo sempre. Depois é só esperar esfriar e guardar num pote esterilizado.
Modo de preparo
Quando um mamão está estragado, ele tem uma textura mole, é enrugado e não possui uma cor verde ou amarela. Machucados na casca do mamão são sinais claros de que a fruta não será saborosa. Se a haste estiver mole, é sinal de que o interior está machucado ou podre.
O primeiro passo depois de ralar o mamão é lavar em água corrente com a ajuda de um pano para que o doce não fique amargo. Depois em uma panela misture o leite e o açúcar e deixe ferver mexendo aos poucos até ficar consistente. Depois é só acrescentar o mamão ralado.
O mamão é colhido ainda verde, para que não amasse ou estrague durante o transporte. As faixas amarelas em torno da fruta, indicam que é hora de tirar do pé.
Você pode melhorar um molho amargo adicionando uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio (ou sal) e algo doce (mas não muito).
Um fator mais caseiro que pode causar o amargor no queijo é deixa-lo na geladeira “destampado”, o que pode resultar dele ficar com “gosto de geladeira”, aquele sabor amargo horroroso que parece que estamos mastigando uma áxila suada.
Deixe os vegetais de molho na água com um pouco de vinagre ou limão. Uma ótima forma de tirar o amargo dos vegetais é deixá-los de molho em uma solução com água + vinagre ou suco de limão. Basta encher uma bacia com água da torneira e adicionar um desses ingredientes (sempre em menor proporção que a água).
Ao cortar o palmito, este em contato com o ar, enegrece. Por isso é mergulhá-lo imediatamente na água após picá-lo. Esta água deve ser dispensada, até mesmo como forma de retirar um pouco do amargo. Fazendo esta lavagem várias vezes o amargo diminui substancialmente.
Para retirar bem o amargo da catalonha ou almeirão “velho” deixe-os na ultima troca de água pelo menos ½ hora antes de temperar. E depois que retira-los desta água passe-os rapidamente em outra água. Quanto mais fino picar, mais amargo vai sair. Se não se importar com um pouco de amargo, não retire a nervura central.