Conflito de papéis existe quando os empregados visualizam inconsistência ou incompatibilidade nas demandas e expectativas de vários partidos que podem não estarem satisfeitos ao mesmo tempo e a incompatibilidade pode ter um impacto na performance dos papéis.
Ao passo que, 0 "role-creating", consiste na cria ao do papel, quando o individuo assume urn papel social e converte-o em psico-dramatico. Em todos eles, procura-se aproxi- mar a interpreta ao do papel aos aspectos da vida diaria do ator, a situa oes, portanto, que Ihe digam respeito.
Portanto, a criatividade é uma das bases do Psicodrama. Por um lado, ela requer um universo aberto, onde existam a mudança e a novidade. Por outro lado, a plasticidade e a capacidade de adaptação humanas permitem a criação de situações de transformação.
Compõem a cena psicodramática: o protagonista, que pode ser um indivíduo, dupla ou grupo; o cenário, elaborado pelo grupo com os materiais disponíveis, mediante as informações do protagonista sobre a cena real a ser transcrita no palco; o diretor, papel assumido sempre pelo psicoterapeuta; o público, que é o grupo ...
Moreno definiu o Psicodrama como “a ciência que explora a verdade por métodos dramáticos”. Inspirado no teatro, o Psicodrama propõe o desempenho de papéis pela dramatização como método de desenvolvimento de papéis.
O psicodrama foi criado por Jacob Levy Moreno, psiquiatra romeno que nasceu em 1898, viveu e trabalhou em Viena até 1925 quando emigrou para os Estados Unidos, onde desenvolveu suas teorias e veio a falecer em 1974.
A socionomia pesquisa o comportamento humano em seus aspectos intra e inter indivíduo. O estudo das leis do desenvolvimento social, e das relações sociais. Amplia a visão da medicina e psicologia da época, tratando a pessoa dentro do grupo, assim como, tratando o próprio grupo.
Heteronomia vem do latim e do grego, e é o exato oposto de autonomia. Ou seja, quando ele não tem decisão ou opinião próprias.
Originou-se de experiências de teatro de Moreno, que, além de médico, trabalhava com teatro, porém não com o teatro convencional. Criou um tipo de representação cujo objetivo era estimular a criatividade dos atores e, no qual a peça era criada na hora pelos atores, a partir de algum tema proposto no momento.
Resumindo: (1) Fase do duplo – é o período de indiferenciação que a criança precisa de outro (ego-auxiliar) para fazer o que não consegue fazer sozinha; (2) fase do espelho – composta por dois movimentos, o de se concentrar em si mesma e esquecer o outro e o de focar no outro e esquecer-se de si mesma; (3) fase de ...