A vaginose citolítica é causada pela proliferação exacerbada de Lactobacillus sp, pela redução extrema do pH vaginal e pela citólise. Os sintomas são semelhantes às de candidíase, porém não é considerada uma infecção.
Citólise significa morte celular, que pode acontecer tanto em situações fisiológicas (normais do corpo feminino) ou em situações patológicas (doenças) quando muito intensa e persistente.
Enquanto a vaginose bacteriana (VB) causa um corrimento fluido, branco acinzentado com um odor idêntico a peixe, a candidíase causa um corrimento espesso idêntico a requeijão, com um odor leve a fermento.
Causas da candidíase de repetição: Alimentação – Uma dieta rica em açúcar, refrigerantes, bebidas alcoólicas e carboidratos aumenta os níveis de glicose no sangue e altera o pH da vagina, deixando o ambiente “perfeito” para a proliferação da cândida.
O sistema urinário da gestante pode atingir um volume de 60ml, sendo que na mulher não grávida o valor é de 10m. Os ureteres encontram-se mais dilatados, alongados e tortuosos. Aumenta a probabilidade de a gestante apresentar infecções urinárias, pelo de ocorrer estase urinária.
Quando se bebe muita água é esperado que toda a água seja eliminada pela urina e, por isso, é esperado que seu volume e frequência aumentem, sendo somente uma resposta normal do organismo, o que também pode acontecer depois de comer alimentos ricos em água, como laranja ou melancia.
A existência de uma infecção urinária é uma das principais causas de proteinúria, acontecendo devido à presença de bactérias. Nestes casos, é possível ter outros sinais como aumento da frequência para urinar, sensação de peso na bexiga ou desconforto ao urinar, por exemplo.