Gestão do capital humano: 4 passos para melhorar os resultados
O Capital Humano é desenvolvido pela educação, saúde e qualidade de vida. Portanto, os componentes do IDH a saber são o, Índice de Esperança média de Vida, Índice de Educação e Índice de Rendimento estão diretamente relacionadas à formação do capital humano dentro da nação.
Como valorizar o capital humano?
O capital humano leva em conta os atributos que um colaborador adquiriu através de experiência, educação e perícia. ... Um profissional que reúna capacidades, habilidades, conhecimento e informação importantes para a execução das suas atividades pode ser visto como um capital humano da organização.
Estamos em Tempos modernos, porém, a velha máxima continua sendo que o Capital Humano é o maior patrimônio de qualquer empresa. São as pessoas que podem fazer a grande diferença nas Organizações.
Valorizar as pessoas e as ideias que as rodeiam é chamado de valorização do capital humano nas organizações, e isso nos dias atuais tem sido objeto de desejo das organizações, porque pessoas podem gerar novas ideias, novos objetivos, e assim, fazer a organização crescer.
Um recurso é o que temos disponível e podemos usar para resolver os problemas de organização já o capital é o valor que esse recurso nos trás… Em simples palavras o melhor Activo de uma empresa são os Recursos Humanos, eles sim são o Capital da empresa, bom trabalho e desempenho do mesmo faz a diferença de uma equipa…
Capital intelectual é o conjunto de conhecimentos e informações, ou seja, a soma do capital humano e o capital estrutural. ... Esses conhecimentos podem ser tácitos - advindos das experiências ao longo da vida, ou explícitos - são estruturados, criptografados e armazenados, sendo possível sua transmissão a outras pessoas.
A Teoria do Capital Humano afirma que investimentos em educação e saúde podem aprimorar as aptidões e habilidades dos indivíduos, tornando-os mais produtivos, o que em larga escala pode influenciar positivamente as taxas de crescimento dos países.
A partir dessas reflexões, concluiu-se que, a relação estabelecida entre capitalismo e educação, considerada por diferentes autores como prática social, se dá devido ao fato de ambos serem regidos pela lógica do capital e sua ideologia liberal.
A partir da década de 60, a Teoria do Capital Humano formalizada por Schultz (1971), buscava mostrar que os países em desenvolvimento como o Japão, que foram destruídos na Segunda Guerra Mundial, conseguiram reconstruir suas economias em tão pouco tempo, em explicação desta teoria.
A principal visão de Capital Humano é que este é função do investimento que cada indivíduo faz em si próprio, quer através da escolarização ou através da aquisição de competências e habilidades (Hanushek, 2012). Este acumular de competências ao longo do tempo representa o Capital Humano de um indivíduo.
Capital estrutural: é a sabedoria que a organização consegue formalizar, explicitar e sistematizar. Isso inclui todo o conhecimento estruturado que depende da eficácia e eficiência interna da organização.
Termo utilizado em Economia, o capital físico é o estoque de equipamentos e estruturas utilizados na produção de bens e serviços. Em outras palavras, como em Contabilidade, faz parte do Ativo não circulante Imobilizado de uma organização.
Em geral capital físico é uma referência a qualquer ativo não humano, feito por humanos e utilizado na produção. Frequentemente, este termo é utilizado num sentido que é uma combinação relativamente ambígua dos termos capital de infra-estrutura e capital natural que, por sua vez, são formas de capital econômico.
Investimento fixo: Ex: cerca, curral, galpão aviário, casa de vegetação, culturas permanentes etc... Investimento semi-fixo: Ex: aquisição de animais de pequeno, médio e grande porte, máquinas equipamentos, veículos etc...
Investimento de uma empresa é todo o valor que o empreendedor (e/ou seus sócios) vão disponibilizar para sua abertura.
Renda fixa é uma modalidade de investimento que apresenta uma rentabilidade previsível; Renda variável não tem nenhum tipo de definição sobre a taxa de retorno, apenas previsões de mercado, ou seja, “varia” com o tempo.
CDBs e RDBs: São exemplos de aplicações de renda fixa em títulos de bancos. Debêntures e Notas Promissórias: são exemplos de aplicações em títulos de renda fixa de empresas. LCIs e LCAs: Também é como emprestar dinheiro para o banco em troca de uma taxa de juros (o rendimento do título).
Renda variável é uma categoria de investimentos mais dinâmicos. A renda variável pode ser entendida como ativos financeiros que possuem retornos não previsíveis. Então, ao investir nesta categoria, você não tem certeza do quanto o seu dinheiro irá render ao longo do tempo.
Entenda o conceito, tipos e aplicações A receita fixa pode ser definida como aquela em que o valor não varia a curto prazo. ... No contexto dos investimentos, a receita fixa pode ser entendida como todo tipo de aplicação que tem regras de rendimento pré-definidas.