A consciência social termo refere-se à capacidade de certos indivíduos, grupos ou organizações sociais percebem essas realidades circundantes que precisam de atenção, refletir sobre eles e, em alguns casos, agir para transformá-las. A idéia de consciência social hoje é altamente prorrogado pelo aumento significativo em grupos populacionais de uma desvantagem (inferioridade que representa o nível econômico, ideológico, étnica e sexual) e a necessidade cada vez mais urgente de agir positivamente sobre o modificação destas alternativas à auto sociais realidades.
Seja consciente de algo significa ter conhecimento suficiente. Em outras palavras, quando a nossa razão nos permite conhecer uma realidade, dizemos que estamos conscientes.
Do ponto de vista da psicologia, consciência expressa predisposição individual racional para entender o mundo à sua volta.
Como indivíduos nós estamos cientes do que está acontecendo ao nosso redor e que grau de consciência é precisamente a essência da nossa consciência social, como indivíduos. Além disso, a própria sociedade constitui uma entidade autónoma e, nesse sentido, uma comunidade também tem uma certa consciência social. Então, quando dentro da sociedade certos problemas que afetam a todos de alguma forma uma consciência social coletiva ocorre reconhecido.
consciência social, portanto, tem a ver com a capacidade de estar ciente dos problemas inerentes a uma sociedade que exigem resolução. Embora a idéia de consciência social é normalmente usado para se referir à necessidade de agir em benefício dos que vivem na pobreza, marginalização e exclusão, também com ele você pode referir-se à importância de estruturas ou padrões de mudança comportamento que afetam toda a sociedade, por exemplo, o cuidado do meio ambiente, o respeito pelas regras de trânsito, etc.
filosofia marxista no conceito de consciência social é fundamental. Assim, cada grupo social tem um certo nível de consciência. Os trabalhadores têm ou deveriam ter consciência de classe a reconhecer-se como um coletivo. Se você não se reconhecem como uma classe, é impossível para você transformar sua realidade.
Para Marx, a exploração dos trabalhadores é a chave para despertar o elemento consciência coletiva. Esta não é uma reflexão teórica, mas um primeiro passo para mudar a realidade e modelo social.
Uma pessoa pode ter um monte de informações sobre os problemas que afetam a sociedade (desemprego, pobreza, exploração, etc). No entanto, conhecer a realidade não é suficiente para alterá-lo. Por esta razão, algumas pessoas decidem participar ativamente de um projeto. Existem várias maneiras de implementar uma consciência social transformadora, mas todos eles passam por uma participação activa. Entre os muitos exemplos de participação que poderiam incluir os seguintes: doações financeiras, colaboração solidária, projetos voluntários com ONGs, etc.
A maioria das pessoas dizem que têm consciência social em relação às injustiças em torno deles ou em outras partes do mundo. No entanto, é muito provável que tais declarações são uma forma de auto-engano ou uma simples declaração de boas intenções.
consciência social, na sua dimensão individual ou coletiva tem um número de “inimigos poderosos”: a competitividade Stark, o individualismo, a supremacia cultural, a globalização, o consumo de energia não é responsável, etc.
Enquanto os teóricos argumentam que é melhor para garantir a presença de consciência social, pois a criança é (de modo que ele está sempre presente na pessoa, para que os sistemas educativos formais e informais são essenciais), a consciência social, também pode despertar nas pessoas e ser adquiridas e / ou ampliado com o passar do tempo, de acordo com as necessidades momentâneas de cada grupo social. Assim, enquanto as pessoas de uma certa idade não foram educados na aquisição de consciência social sobre assuntos diferentes, campanhas publicitárias de vários aspectos podem servir para oportunidades de reflexão sobre a importância de ser gerado em momentos específicos da existência de uma comunidade.