O homem vive em sociedade, é parte de um contexto particular e a influência do ambiente também desempenha uma marca significativa sobre o assunto individual.
Este tecido social mostra uma realidade que é uma entidade separada dos princípios, costumes e normas que definem a cultura de um determinado ambiente. Todas as pessoas vivem em uma realidade social, somos parte de um ambiente em que interagem de uma forma consistente.
Esta realidade social não é estático, mas dinâmico e mostra o desenvolvimento histórico dos povos. A realidade social é a influência constante do todo e da parte (o sistema e o indivíduo particular). Dentro desta realidade social, existe uma constante interação entre os indivíduos que estabelecem relações entre si.
Uma relação que resulta da ligação permanente entre si e diversidade (auto e outros). Em realidade social também é anônima e mostra a realidade que existe em uma cidade grande, onde todos os indivíduos fazem parte de um sistema em que a indiferença para o outro é o estilo de vida desta realidade social como resultado da massificação da uma cidade grande.
A língua é um dos pontos mais importantes de uma realidade social como as habilidades de comunicação da realidade social do ser humano ajuda a entender a convivência social das pessoas. realidade social também resulta na criação de instituições que visam proporcionar um serviço para o bem da comunidade. Estas instituições podem também melhorar a organização da vida social.
A realidade social de uma comunidade que tem desenvolvido um bom sistema de bem-estar é marcado por uma distribuição equitativa da riqueza. Por outro lado, também existem realidades sociais em que há muitas desigualdades sociais.
Sociologia é a ciência da realidade social objetiva. A ciência que estuda os fenômenos sociais em um contexto histórico-cultural.