O multímetro é desligado, escolhendo-se a posição correspondente na chave seletora. Deve-se selecionar a escala imediatamente superior ao valor esperado da grandeza que se quer medir.
O multímetro é um instrumento capaz de medir a corrente elétrica, a tensão e a resistência. Como o próprio nome sugere, o multímetro é um multi medidor, pois une em um só aparelho as funções de um amperímetro, ohmímetro e voltímetro.
Siga os passos a seguir para medir corrente elétrica:
Para medir a corrente elétrica com alicate amperímetro é só selecionar a escala de corrente elétrica alternada e envolver um dos condutores com a garra do alicate amperímetro, assim obtendo o valor da corrente que passa por este condutor.
O amperímetro deve ser ligado sempre em série, para aferir a corrente que passa por determinada região do circuito. Para isso o amperímetro deve ter sua resistência interna muito pequena, a menor possível.
Para medir tensão com um alicate amperímetro, conecte as pontas de prova nos bornes comum e no da tensão (geralmente com a letra V, significando Volts). Coloque a chave seletora na posição da tensão que você irá medir, seja alternada ou contínua e na escala dessa tensão.
O alicate amperímetro é um instrumento muito utilizado para medir a corrente elétrica de forma segura e prática, sendo uma ferramenta essencial para o dia a dia de qualquer eletricista.
Um multímetro ou multiteste (multimeter ou DMM – digital multi meter em inglês) é um aparelho destinado a medir e avaliar grandezas elétricas.
Em sua maioria, os Multímetros digitais são separados para medir grandezas em corrente contínua (DC ou CC, cujo símbolo é um traço reto reto contínuo e outro paralelo e tracejado) e em corrente alternada (AC ou CA, cujo símbolo é um “til”).
Com ar condicionado ligado, e o compressor em funcionamento, pegue um dos fios. Pode ser o fio neutro ou fase, e passe por dentro do alicate do multímetro, na função amperagem 200. O resultado deve ser próximo ao valor que você achou no seu cálculo. Não pode ser maior.
Para saber o consumo em Amperes (A), divida a potência dada em Watts (W) pela Tensão utilizada em Volts (V). Logo a carga do projeto é de 2,8A que é equivalente à 33,6W.
Corrente ou Amperagem É o fluxo de elétrons em um condutor, medida em Ampères (A). Por exemplo, quando aumentamos a tensão, poderemos fazer com que mais energia possa fluir, mantendo a mesma corrente.
Calculando a amperagem nominal do disjuntor. Examine o painel elétrico. Cada disjuntor deve ter o valor de sua amperagem marcado no interruptor. Trata-se da amperagem máxima que o circuito é capaz de suportar antes da queima do fusível.