O tratamento é realizado inicialmente com o ajuste da alimentação, inserindo mais fibras e líquidos no dia a dia, além do consumo de probióticos, bacilos intestinais benéficos que restabelecem o equilíbrio.
Quando a pessoa apresenta os sintomas de disbiose, o gastroenterologista, clínico ou coloproctologista, podem solicitar alguns exames que facilitam o reconhecimento do problema, como exame de fezes e um exame específico para a disbiose, conhecido por exame Indican.
Ela pode desencadear desde uma constipação (intestino preso) ou diarréia, até quadros mais complexos como as alterações na barreira mucosa, aumento da permeabilidade local, aumento da absorção de substâncias tóxicas e de bactérias prejudiciais à saúde, estimulando o sistema imune na tentativa de reequilibrar essas ...
A disbiose está também relacionada com a deficiência de vitamina B12, esteatorreia , síndrome do cólon irritável, artrite reumatoide , câncer de mama e cólon , psoríase , eczema , acne e fadiga crônica.
Priorize uma alimentação saudável e natural, com baixo teor de gorduras ruins (gorduras animais e óleos hidrogenados) e rica em frutas, especiarias, vegetais, grãos e legumes. Opte por alimentos que contenham fibras, nutrientes e antioxidantes. Esses alimentos ajudam a manter o equilíbrio da microbiota.
Para te ajudar a atingir sua recomendação diária de fibras, fizemos uma lista com 10 alimentos rico em fibras. Confira!
Para curar a ressaca mais rápido, é essencial beber bastante água para se hidratar, mas também é recomendado: