Resposta: Assim surge a Sociologia em pleno século XVIII, com as primeiras pesquisas sociais e nas ideias gerais do Iluminismo, como forma de entender e explicar aquelas mudanças sociais.
O que é SOCIOLOGIA? SOCIOLOGIA é a ciência que tem como objeto de estudo a sociedade, sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações a fim de manter ou alterar as relações de poder nela existentes.
As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais.
AUGUSTE COMTE
Todo exercício da ciência parte de algum conhecimento vulgar, mas, como todo conhecimento vulgar é findável, cabe ao meio científico a exclusiva responsabilidade de ultrapassar os limites do saber, uma causa de extrema importância que o senso comum não compartilha.
Resposta. Resposta: Com base nas ideias do sociólogo Boaventura de Souza santos, as vantagens da aproximação entre o sendo comum e a ciência são: o senso comum ativa o lado curioso do ser humano - o que, dependendo da situação, nos faz questionar e buscar a verdade dos fatos e situações.
Isso porque a ciência deriva da ciência e os escritos de Boaventura, apesar de críticos ao modelo da ciência moderna, faz relação à aproximação entre as ciências natural e social, inclusive com a adoção de termos de uma à outra, o que pode ter desencadeado a “ira” dos puristas.
A ciência foi fundada a partir da oposição absoluta ao senso comum, que é considerado um conhecimento vulgar, mera opinião. A ciência precisou desenvolver métodos e técnicas de investigação para distinguir-se dessa forma de conhecimento falsa que precisava ser abandonada.
O senso comum é indisciplinar e imetódico; não resulta de uma prática espe- cificamente orientada para o produzir, reproduz-se espontaneamente no suceder quotidiano da vida. Por último, o senso comum é retórico e metafórico; não ensina, persuade» (Santos, 1987: 56 e ss).
O fato é que o conhecimento de senso comum adquire validade mediante repetição. ... Na sabedoria popular, apenas o senso comum atesta essa relação, porém, estudos farmacêuticos já comprovaram a eficácia do boldo para tratamento de indigestões e intoxicações, o que resultou no desenvolvimento de fármacos à base da planta.