- Presença de sustentação estrutural através de arcobotantes (suportes construídos na parte de fora da construção). - Presença de abóbadas e arcos com formato ogival. - Planta arquitetônica com formato de cruz latina. - Presença de vitrais com temas religiosos, principalmente nas catedrais.
A arte gótica é considerada como uma expressão do triunfo da Igreja Católica durante a Idade Média, já que era uma expressão artística notadamente religiosa. O estilo gótico era contraposto ao estilo arquitetônico românico, anteriormente em voga nas construções medievais, principalmente em mosteiros e basílicas.
Também era comum a presença de esculturas de monstros ou figuras humanas nos telhados das igrejas góticas, a fim de escoar as águas pluviais. Essas representações são intituladas gárgulas.
As primeiras catedrais góticas, incluindo Saint-Denis e Notre-Dame em seus estágios iniciais, não possuíam arcobotantes. Suas paredes eram apoiadas por pesados pilares de pedra colocados diretamente contra as paredes. O telhado era sustentado pelas nervuras das abóbadas, que eram empacotadas com as colunas abaixo.
A característica mais evidente da arte gótica é um naturalismo cada vez maior. ... A pintura (a representação de imagens numa superfície) durante o período gótico era praticada em quatro principais ofícios: afrescos, painéis, iluminura de manuscritos e vitrais.
A arquitetura gótica foi uma evolução da arquitetura romântica,foram desenvolvidos alguns elementos que ajudaram nas construções góticas,como o arco de ogiva(ou quebrado) e a abóbada de cruzaria,que tornaram-se as principais características do estilo arquitetônico.
A entrada principal das construções góticas fica no seu extremo-oeste e, geralmente, há três portas com arcos pontiagudos, chamados também de tímpanos. Os tímpanos são decorados com estátuas que retratam episódios bíblicos.
Resposta: No sul da França, as catedrais góticas eram frequentemente construídas com tijolos e azulejos em vez de pedra. Eles geralmente tinham paredes grossas e janelas estreitas, e eram apoiados por pilares pesados em vez de arcobotantes.
Arquitetura medieval: estilo romântico Os mosteiros tinham predominância do estilo românico. As construções usavam arcos arredondados, abóbadas e paredes pré-moldadas maciças. A basílica de San Miniato al Monte foi construída na Itália e é um exemplo do estilo românico.
A arte medieval foi marcada por dois estilos artísticos: O românico e o gótico. Com as principais produções no campo da arquitetura, pintura e escultura, a arte medieval se destacou pela construção de igrejas, catedrais e palácios.
Arquitetura dos Castelos Medievais Durante os primeiros séculos da Idade Média, essas obras eram erguidas em pontos altos do feudo e construídas com a madeira retirada das florestas. ... Já a partir do século XI, os castelos começaram a ser construídos com blocos de pedra e passaram a ter muralhas e torres.
Ao contrário das igrejas românicas que têm poucas janelas, as catedrais góticas apresentam muitas aberturas para o exterior, essas aberturas são preenchidas por vitrais coloridos, formando desenhos e mosaicos, proporcionando uma maior iluminação no interior das igrejas.
Além disso, as planta das construções românicas tinham formato de cruz e eram construções sólidas feitas em pedra. Apresentavam ainda poucas janelas e aberturas e tinham geralmente uma porta principal, a de entrada. Por conta de sua grandiosidade e solidez, foram chamadas de "fortalezas de Deus".
A estrutura das igrejas românicas são mais complexas que a das paleocristãs. Estando mais próxima da arquitetura romana no seu aspecto apresenta naves de abóbadas de pedra em vez de travejamento de madeira. A igreja românica é precedida por um átrio ladeado de pórticos que faz a ligação à igreja através de um narthex.
Na arquitetura esse fato foi decisivo, pois levou, mais tarde, à criação de um novo estilo para a edificação, principalmente das igrejas, que recebeu a denominação de românico.
Arquitetura Romana é uma manifestação artística dos Romanos que sofreu grande influência da arquitetura grega e estrusca. O luxo, a grandiosidade e a simetria das formas são algumas de suas características. Como exemplos de obras estão os templos, termas, basílicas, anfiteatros e arcos do triunfo.
A Arquitetura Grega desenvolveu-se a partir do século VIII a.C. Ela é vista principalmente em templos construídos para celebrações públicas e adoração aos deuses. Suas principais características são a simetria, monumentalidade e presença de colunas e pórticos.
Os romanos ficaram conhecidos pela realização de grandes obras públicas que exigiram a criação de várias técnicas de construção inéditas. A utilização do cimento e a construção de arcos são alguns dos exemplos que revelam o acentuado grau de desenvolvimento da arquitetura romana.