Resposta. Resposta: Durante as primeiras décadas do período colonial, os portugueses decidiram viabilizar a exploração do espaço colonial com o desenvolvimento da exploração açucareira. ... Além disso, o domínio português sobre algumas eficientes técnicas de plantio também influíram nesta mesma decisão.
Depois de acirrada disputa, a Coroa portuguesa acabou nas mãos de Filipe II, rei espanhol, dando início à chamada União Ibérica. Com esta união, um tradicional inimigo da Espanha torna-se inimigo de Portugal.
Explicação: A União Ibérica iniciou-se por causa de uma crise dinástica que atingiu Portugal no final do século XVI. ... Sebastião colocou a dinastia portuguesa em apuros, pois o rei português não possuía herdeiros diretos, forçando, assim, seu tio-avô, D. Henrique, a assumir o trono de Portugal.
Resposta. O poderio de expansão, porque com o tratado de Tordesilhas o domínio português se restringia ao litoral brasileiro. Com a união Ibérica o tratado de Tordesilhas deixou de valer e os portugueses poderam ir para o interior do Brasil.
Resposta. A União Ibérica foi a fusão dos Tronos de Portugal e Espanha... passando para o Rei da Espanha tambem a coroa portuguesa. Os holandeses eram parceiros comerciais dos portugueses e inimigos dos espanhóis, porém com a União Ibérica a Holanda passou a ser inimiga também de Portugal.