Como a música influencia a nossa vida Ela pode trazer uma série de sensações positivas, como euforia, tristeza, saudade e até mesmo ansiedade. Essa influência acontece porque nosso corpo reage ao ritmo da música e as suas vibrações podem alterar o humor e o estado de espírito de quem ouve.
O que é possível estabelecer como consenso, é que ela se manifesta como uma combinação de sons e de silêncios, que se harmonizam e se desenvolvem ao longo do tempo. Neste sentido, compreende uma rica combinação de elementos sonoros destinados a serem percebidos pela audição.
Existem músicas que marcam época, eternizam histórias, arrancam sorrisos ou fazem rolar lágrimas. Existem músicas que tocam fundo nossa alma, nos fazem recordar momentos ou esquecer problemas.
Eventos musicais como crescendo e decrescendo, acelerando e ritardando, tensão e resolução, movimento e repouso, hesitação e determinação, preparação e completude, excitação e monotonia, expectativa e mudança súbita, dentre outros, são vivenciados a todo momento na nossa experiência cotidiana.
A música também é um instrumento poderoso para contar histórias! Elas podem estar nas letras das músicas, nos videoclipes, nos conceitos dos álbuns, nas campanhas promocionais… Sem contar, é claro, que muitas músicas nascem de histórias, sejam elas reais ou fictícias.