No dicionário, manifesto significa:substantivo masculino/ declaração trazida a público para fins diversos. É um gênero textual dissertativo muito usado para objetivos distintos. Os manifestos são uma forma de alguém, órgão público, empresa, etc.
Na literatura, define-se manifesto como um texto de natureza dissertativa e persuasiva, uma declaração pública de princípios e intenções, que objetiva alertar um problema ou fazer a denúncia pública de um problema que está ocorrendo, normalmente de cunho político.
Um manifesto de arte é uma declaração pública das intenções, motivos ou visões de um artista ou movimento artístico. Manifestos são uma característica padrão dos vários movimentos da vanguarda modernista e ainda são escritos hoje.
A estrutura do manifesto Título: Geralmente sintetiza a problemática a ser trabalhada no texto. Exemplos: “Manifesto Feminista”; “Manifesto por mais saúde nas cidades”; “Manifesto pelos direitos dos animais”; Corpo do texto: Geralmente, o primeiro parágrafo apresenta os reivindicadores.
Atividade 3: O gênero textual manifesto auxilia no exercício de cidadania porque permite que reivindicações e denúncias sejam feitas para defender os direitos de grupos sociais ou do povo de modo geral. ... O texto de um manifesto costuma ter um grande público-alvo.
No prefácio de 1888, assinado por Marx e Engels, este descreve que o Manifesto foi a plataforma da Liga dos Comunistas, uma associação dos trabalhadores, primeiramente apenas alemães, depois internacional, "uma sociedade secreta". O congresso da Liga aconteceu em Londres, em 1847.