Confira abaixo 10 opções de pós-graduações voltadas para Finanças:
O curso de Gestão Financeira é uma graduação de nível superior com grau tecnológico. A capacitação prepara o egresso para cuidar de finanças de organizações de pequeno médio e grande porte. O profissional da área atua diariamente com planejamento financeiro, organizando, captando e aplicando recursos.
Objetivos: Fornecer ferramentas para habilitar o profissional para o processo de gerenciamento, planejamento e controle, desenvolvendo a capacidade de absorver uma metodologa própria. Disciplinas: Administração Financeira e Orçamentária.
A gestão financeira de curto prazo é conhecida também como tesouraria. Ela tem a função de lidar com as contas a pagar e receber da empresa, de modo a manter os prazos sempre em dia e também lidar com os estoques, créditos, débitos e negociações financeiras de curto prazo.
O principal objetivo da administração financeira de curto prazo é gerir o ativo circulante e o passivo circulante de modo a conseguir gerar valor a empresa levando em consideração a rentabilidade e o risco.
As 3 Decisões em Finanças Corporativas: Gerenciamento do Capital
5 – As Decisões Financeiras Estas decisões são tomadas pelas empresas de forma contínua e inevitável. As decisões de investimentos envolvem todo o processo de identificação, avaliação e seleção das alternativas de aplicações de recursos, conforme identificadas nos Ativos.
Decisões de investimentos Pense, por exemplo, que você faz um alto investimento na aquisição de um ponto comercial para um novo negócio de maneira apressada e, por fim, ele acaba se revelando uma escolha ruim. Outro exemplo: uma empresa investe um grande montante de dinheiro numa reforma mal-executada de seus espaços.
8 ferramentas de gestão financeira para otimizar seus resultados
As ferramentas de gestão financeira podem ajudar a organizar os dados financeiros do seu negócio, otimizando o trabalho e fazendo com que os profissionais responsáveis pela área tenham mais tempo hábil para lidar com situações que realmente demandem atenção detalhada.
7 Ferramentas de Gestão Financeira:
O fluxo de caixa é essencial dentro da administração porque mostra de onde o dinheiro vem e para onde ele vai. Do ponto de vista gerencial, esse instrumento auxilia no entendimento dos tipos de gastos e também ajuda no monitoramento dos principais clientes, ticket médio, entre outras informações relativas ao resultado.
Fluxo de Caixa é um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado.
A análise financeira, conhecida também como análise econômica, é o estudo da capacidade de geração lucro de uma empresa. Esta é também uma maneira de medir seu desenvolvimento. Através dela, encontramos métodos que nos permitem avaliar a situação financeira do negócio.
Análise econômica é uma avaliação da rentabilidade e lucratividade do desempenho da empresa. O objetivo dessa análise é demonstrar através dos índices como a empresa vem utilizando o recurso investido.
A análise de viabilidade econômica de um processo é imprescindível para saber quais recursos financeiros um processo demandará e se ele é, de fato, economicamente viável.
Embora grande parte da doutrina considere que a Análise Econômica do Direito surgiu por volta de 1960, alguns autores, como PALOMA DURÁN Y LALAGUNA, apontam que a sua origem se deu no século XVIII, com a doutrina econômica de Adam Smith servindo de apoio para o desenvolvimento das teses utilitaristas de Jeremy Bentham[ ...
A análise econômica do direito surge como mais um instrumento analítico de que dispõem os juristas para melhor lidar com as questões postas, seja para escolher normas mais adequadas ou para tomar decisões desejáveis do ponto de vista do resultado, e sua utilização tem muito a contribuir na construção de uma República ...
A AED, com sua perspectiva econômica do comportamento humano e do processo de tomada de decisões, pode servir de ferramenta válida ao aplicador do direito quando, para a solução de um conflito de interesses, fizer-se necessária a ponderação de postulados principiológicos.
A relação entre economia e direito existe desde que o homem passou a viver em sociedade. Porém essa relação passou a ser estudada de forma sistemática, a partir do século XVIII com Adam Smith. ... Sem direitos de propriedade bem definidos, é muito difícil a realização de trocas e, portanto, o desenvolvimento econômico.
A “Law & Economics” utiliza o instrumental analítico da microeconomia aplicado ao Direito, a fim de prever a conduta humana diante das normas jurídicas. ... Conclui-se, portanto, que a lógica da AED é compatível com a legislação pátria e que seus institutos podem servir de instrumento de maior proteção ao consumidor.
Na sua essência o Direito é verbal, hermenêutico, almeja a justiça e analisa questões sob o enfoque da legalidade. A Economia, por sua vez, embora também verbal, é primordialmente matemática, almeja ser científica e examina questões tendo em vista o custo (SALAMA, 2008, p. 49).
O Direito Econômico tem como objeto o tratamento jurídico da política econômica, e por sujeito, o agente que dela participe. É um conjunto de normas de conteúdo econômico que assegura a defesa e harmonia dos interesses individuais e coletivos, de acordo com a ideologia adotada na ordem jurídica.
Direito Econômico é o ramo do direito que se compõe das normas jurídicas que regulam a produção e a circulação de produtos e serviços, com vista ao desenvolvimento econômico do país jurisdicionado, especialmente no que diz respeito ao controle do mercado interno, a luta e disputa lá estabelecida entre as empresas, bem ...