Óleo de linhaça refinado. O óleo de linhaça é usado há séculos para proteger e acabar madeira. ... Protege a madeira, seca lentamente e dá um acabamento quente com lustro discreto que acentua os veios da madeira.
O óleo da linhaça ajuda na proteção dos vasos sanguíneos e do coração ao melhorar a elasticidade das artérias e irrigar as veias sanguíneas, uma vez que auxilia no controle do colesterol.
O óleo mais usado é o GIF White Oil: ele é dos que mais escurece o tom da madeira, tem acabamento fosco e deve ser reaplicado regularmente a intervalos mais curtos (veja a página do GIF White Oil para informações detalhadas). Outra opção é o Olio Brasile, muito próximo do óleo de tungue polimerizado (comparação acima).
Na hora de trabalhar com estruturas de madeira é importante saber qual é o ambiente e o resultado desejado. Os acabamentos mais indicados são o Verniz e o Stain. Embora ambos sejam usados com a mesma finalidade e tenham solvente como base, eles possuem diferentes tipos de proteção e efeito.
Com a madeira lixada, aplique uma camada de goma-laca, esfregando ligeiramente quando estiver seco. Isto dá uma boa base para o verniz ou para a cera. Aplique o verniz ou a cera com palha-de-aço muito fina, fazendo movimentos circulares para os fazer penetrar bem na fibra da madeira. Pode polir com um pano macio.
5 soluções caseiras para dar brilho à madeira
10 dicas para conservar seus móveis de madeira
Uma das ceras indicadas para móveis é a de carnaúba. Como aplicar: com um pano umedecido de cera, faça movimentos circulares suaves, não há a necessidade de passar de acordo com as fibras da madeira. Apenas cuide para a quantidade suficiente de cera, ou seja, uma camada fina.
Uma mistura de 1 copo de vinagre, 1 copo de água e 1 copo de álcool faz uma verdadeiro milagre no piso de madeira. É só umedecer um pano de chão, borrifar a a mistura no piso e passar o pano com um rodo. Pode usar um vaporizador também, se tiver.
Para tirar pó dos móveis, uma ideia é usar um pano bem limpo e úmido com água, pois a poeira vai grudar no pano em vez de voar pelo ambiente e cair em outro espaço que você já limpou. Depois disso, volte com um pano seco removendo os excessos de pó, de água ou de marcas que possam ter ficado na superfície.
Truques para eliminar a poeira
É inevitável que todo o pós-obra resulte em muita poeira. Este é o resíduo mais fácil de limpar, pelo menos: esfregue os chãos e paredes com uma solução de água e sabão em pó. Um aspirador também pode ajudar na tarefa. Para remover a poeira dos móveis, um pano úmido com água é suficiente.
- Utilize pano limpo e macio levemente umedecido com água morna, apenas o suficiente para aderir a poeira. Em seguida, seque bem, esfregando suavemente a superfície. - Em caso de manchas mais fortes, use pano umedecido em uma proporção de 50% água e 50% de álcool, também secando logo na sequência com um pano macio.
A limpeza do MDF é muito simples. Para realizá-la, basta utilizar um pano mergulhado em água e muito bem torcido, que deve ser passado sobre o móvel para a remoção da poeira. Em seguida, a superfície deve ser seca com a ajuda de um pano limpo e macio.
A limpeza da pintura em lacca deve ser extremamente cuidadosa e delicada, o ideal é passar um pano umedecido em água, sem a utilização de nenhum sabão ou outros produtos abrasivos. Após passar o produto úmido passe em seguido um pano seco, retirando imediatamente os resíduos restantes e secando a superfície.
Uma vez por semana, passe um pano molhado com detergente por fora do armário. Para essa limpeza, dissolva 2 colheres de detergente ou sabão de coco líquido em 2 litros de água, molhe o pano nesta mistura, passe nos armários e depois seque. Com essa mesma frequência, é importante tirar o pó por dentro do armário.
Prepare uma solução com 2 colheres de detergente neutro diluídos em 2 litros de água. Pegue um pano de algodão e passe no guarda-roupa. Depois, use um pano limpo para secar. Limpe, principalmente, nas partes onde você mais coloca as mãos como os pegadores e, no caso das portas de correr, nas laterais.
Você pode lavar o portão com uma mangueira de jardim, uma esponja, detergente neutro, um balde comum, um pincel, lixa e primer. Uma boa forma de fazer esta limpeza é utilizando o balde para misturar um pouco de detergente neutro com água morna.
Depois do pano com WD, pode-se passar um pano macio bem seco pra tirar o melado do WD.
Re: Enceraram minha pintura fosca! Jogando um querosene (que não é muito abrasivo) e lavando com água é o ideal.
Saiba como recuperar a pintura queimada
com bombril ou lixa d'agua nem dá pra desnivelar, só se ficar lixando muito tempo num só lugar... além do mais, não vai comprometer nada além da aparencia. Começa com lixa d'agua 1200 e lixa a guitarra inteira, depois passa pra 1500 e depois pra 2000.
Cuidados com a pintura fosca Como a pintura é fosca e a ideia é que ela não brilhe, para manter o carro com o aspecto fosco, não passe cera, por exemplo. ... Se ela for mal aplicada em um veículo com pintura fosca, por exemplo, o aspecto estético do carro ficará comprometido.
Aplique o brilho em qualquer área em que o rolo de tinta não conseguir atingir usando um pincel de espuma fino ao invés de um com cerdas. A espuma imita melhor a textura do rolo, e pelo brilho refletir bastante, as diferenças de textura aparecem muito.