ventar - verbo
Chuvendo ou chovendo? Ainda que o substantivo chuva seja escrito com “u”, a conjugação acontece por meio do verbo chover, composto pela letra “o”. Isso quer dizer que o termo chuvendo não é aceito pela gramática brasileira, apenas o chovendo.
A chuva é um fenômeno climático que ocorre da seguinte forma: 1º - A água, quando é aquecida (pelo Sol ou outro processo de aquecimento), evapora e se transforma em vapor de água; 2º - Este vapor de água se mistura com o ar e, como é mais leve, começa a subir; ... Existem regiões do mundo em que ocorrem poucas chuvas.
Quando chove, parte da água infiltra-se e vai penetrando na terra até encontrar uma camada impermeável, encharcando o solo. Por exemplo, 1 metro cúbico (1m³) de areia encharcada pode conter até 400 litros de água. O ar também ocupa os poros existentes entre os grãos de terra.
Muita água pode causar inundação, alagamento, enchente, ressaca e deslizamento de terra. ... Sem chuva, há impactos socioambientais provocados pela seca e pelas queimadas florestais.
No ciclo da água, a chuva cai no mar ou na terra. Ao atingir o solo permeável, parte da água que se infiltra é absorvida pelas raízes das plantas. ... Ao cair sobre as cidades e outros locais com capacidade reduzida de absorver a água, ela acaba escorrendo pela superfície, podendo causar grandes enxurradas e inundações.
A água da chuva se infiltra no solo, de que pode ser utilizada pelas plantas para a transpiração, além disso, retorna para a atmosfera através de evaporação a partir da superfície do solo e outro se infiltração suficiente pode passar abaixo da zona radical como lençol freático.
Resposta. Resposta: porque ela evapora antes de ser absorvida.
A força das águas das enxurradas geralmente provoca o arraste de parte do solo causando erosões nas encostas, principalmente naquelas que não possuem proteção adequada. O solo que é arrastado pelas enxurradas, é conduzido até o leito dos cursos d'água onde se deposita, causando o assoreamento dos mesmos.
Você já percebeu que toda vez que chove muito as ruas se enchem de água? Em alguns lugares da cidade a água é tanta que chega a alagar a rua toda. ... Elas ocorrem quando um rio, córrego, lago recebe um volume de água maior ao que pode suportar, acontecendo os transbordamentos.
Essa água que era para ser absorvida pela vegetação do local, acaba ficando acomulada nas ruas, becos, entre outros, assim inundando a área urbana e causando prejuízos, não só para a população, mas também para a região pois toda a água poderia estar beneficiando os parques, áreas vegetadas e melhorando a vida das ...
Além do mais, há problemas causados pela poluição gerada por empresas e outros órgãos. Com isso, ocorre o entupimento dos bueiros, que seriam responsáveis por conter parte da água que eleva o nível dos rios. Além disso, o lixo gerado é levado pelas enxurradas e contribui ainda mais para elevar o volume das águas.
A água da chuva pode ter vários destinos após atingir a superfície da Terra. ... Quando o solo atinge seu ponto de saturação, ficando encharcado, a água passa a escorrer sobre a superfície em direção aos vales. Dependendo da temperatura ambiente, uma parte da chuva volta à atmosfera na forma de vapor.
Destino das águas da chuva
A força das águas das enxurradas geralmente provoca o arraste de parte do solo causando erosões nas encostas, principalmente naquelas que não possuem proteção adequada. O solo que é arrastado pelas enxurradas, é conduzido até o leito dos cursos d'água onde se deposita, causando o assoreamento dos mesmos.
Ao cair, a água da chuva pode percorrer três caminhos:
No processo de evaporação, quando o vapor de água atinge temperaturas baixas, se transforma em estado líquido. Quando as nuvens estão saturadas, ocorrem as precipitações (chuvas, granizo ou neve). Quando atingem a superfície terrestre, é absorvida pelos solos e abastece o lençol freático.