EQST

Black Sheep?

Black sheep? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Se você ouvir a frase “meu vizinho é a ovelha negra da família” pode imaginar várias coisas e todos negativos: é alguém muito rebelde, shrewish, que é um criminoso ou tenha qualquer traço oposto ao que considerado socialmente aceitável. Na verdade, a frase “a ovelha negra da família” significa que alguém é problemático dentro do grupo familiar. Por extensão, qualquer um pode ser a ovelha negra em relação a qualquer grupo.

A explicação psicológica

Em qualquer grupo geralmente há outra pessoa e que quebra a homogeneidade do grupo. Cada grupo humano necessita de uma certa coesão social, ou seja laços. Se alguém quebra essas ligações se torna uma pessoa indesejável e, por isso, acaba por ser a ovelha negra. Esta ideia pode ser observado através de indivíduos que são consideradas raras, por algum motivo e raridade eventualmente tornar-se a discriminação social.

Origem do termo

Acredita-se que sua origem é devido ao baixo valor que anteriormente tinha a lã de ovelha negra. Assim, uma circunstância de gado próprio adaptado à linguagem cotidiana e hoje é uma expressão muito comum em comunicação coloquial. Mesmo em Inglês o mesmo conceito (ovelha negra) é usado, o que é que o Inglês considerado a ovelha negra tinha algo a ver com o diabo.

O mundo dos animais na língua

Nossa língua tem muitas expressões e gírias em que os animais aparecem. Se dizemos que fulano de tal é um esquisitão sabe que é alguém com uma peculiaridade geralmente negativo. Se alguém tem o hábito de ameaçar os outros, mas não apenas cumprir suas ameaças provável que alguém menciona o ditado “mordida pequeno cão ladrar.”

Assim, a lista de frases ou palavras com animais é extensa: mais lento que uma tartaruga, teimoso como uma mula, não é tão feroz leão como ele é pintado, um pássaro na mão vale dois no mato, lágrimas de crocodilo, ser um verme, bode expiatório e assim por diante. Em todos os casos, as características de um animal são extrapolados para as relações humanas. Em outras palavras, os animais nos servir como inspiração e como um recurso explicativo. Pode-se dizer, portanto, temos animais humanizados.

Animais tornaram-se símbolos de ideias e valorações humanas. Por exemplo, o burro tem uma boa reputação, provavelmente porque não havia um burro na manjedoura onde Jesus nasceu e a serpente é um animal temido e odiado pela história bíblica de Adão e Eva.