Em relação à segunda alternativa, podemos citar como exemplos de instituições do Estado o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Tribunal de Contas da União e a Advocacia-geral da União.
Explicação: a soberania reveste-se de dupla face: na sua face interna, a soberania representa a capacidade de manter a paz entre os componentes da sociedade, de forma a permitir ao Estado garantir a ordem social e realizar o enfrentamento com outros Estados no cenário internacional.
O território de um país é a base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania. O território é delimitado por limites políticos, que podem ser naturais, como um rio, uma cordilheira, etc., ou artificiais, estabelecidos com base em outros elementos.
É a soberania que faz com que um país seja respeitado e reconhecido como país independente. O Brasil é soberano, ou seja tem o domínio de uma parte do oceano ,onde se localiza sua faixa de fronteira marítima . ... No Mar e espaço aéreo o Brasil tem o direito de fiscalizar embarcações e aeronáveis.
A soberania de um país, em linhas gerais, diz respeito à sua autonomia, ao poder político e de decisão dentro de seu respectivo território nacional, principalmente no tocante à defesa dos interesses nacionais. ... Trata-se de conceitos complementares em política e relações internacionais.