Os jogos têm um papel no desenvolvimento psicomotor e no processo de aprendizado de domino do social da criança, através dos jogos é possível exercitar os processos mentais e o desenvolvimento da linguagem e hábitos sociais.
Faça sacos sensoriais temáticos pintando o gel de diferentes corantes. Na hora da compra, preste atenção se o gel tem um perfume forte demais. Para os pequenos é melhor procurar uma opção sem perfume. Lantejoulas, estrelinhas, purpurina, botões, isopor e bichinhos de plástico são bem vindos para rechear o saco.
É muito simples de fazer. Você preenche luvas de látex com materiais de texturas diferentes, como o arroz, feijão e a lentilha que você vê na foto. Pode usar farinha, aveia, café… o que você tiver na cozinha. Depois é só entregar para o bebê e deixar ele explorar este material tão rico.
É importante a supervisão de um adulto, pois as luvas podem rasgar e a criança colocar grãos no ouvido, boca e nariz. Use também outros tipos de materiais como: plástico, massa de modelar, penas, lã, algodão, botões, pompons, água, papeis, bolinhas de isopor entre outros.
Coloque espalhado o gel colorido e as tintas. Cubra com o plástico transparente e novamente cole formando um tapete sensorial. Além das sensações proporcionadas pela atividade, a criança recebe os estímulos proporcionados pelas cores trabalhadas no tapete.
As explorações sensoriais permitem que as crianças conheçam o mundo ao seu redor de diferentes formas. Assim, elas se descobrem, se aceitam, gostam de si, do seu entorno e ainda fortalecem vínculos.
O Tapete Sensorial, formado por texturas, formas e cores é um excelente recurso pedagógico e pode ser utilizado de diversas formas, conforme a criatividade e intenção do professor. É nessa perspectiva que apresenta-se a proposta de prática pedagógica a seguir.