As Vanguardas Europeias representam um conjunto de movimentos artístico-culturais que ocorreram em diversos locais da Europa a partir do início do século XX. As vanguardas artísticas europeias que se destacaram foram: Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo.
As vanguardas europeias foram movimentos artísticos (artes plásticas e literatura), ocorridos na Europa durante o século XX, que apresentavam como principais características a oposição ao academicismo (tradicionalismo) e a adoção de projetos inovadores e experimentais.
As vanguardas europeias passaram pela Literatura Brasileira deixando sua contribuição, especialmente ao somarem com a Semana de Arte Moderna e o movimento modernista, pois juntos vieram romper com a antiga estética que até então reinava em nosso país. ...
Os artistas brasileiros deram novas perspectivas e novos usos, batendo de frente com os conservadores burgueses e academicistas, assim como o primeiro movimento. Sendo assim, as vanguardas europeias influenciaram no sentido de romper paradigmas clássicos, buscando novidade e originalidade nas obras.
Entre os principais adeptos do Futurismo na literatura brasileira estão os escritores Mário de Andrade e Oswald de Andrade, precursores do Modernismo no Brasil. Expressionismo: Embora tenha surgido no final do século XIX, foi nas primeiras décadas do século XX que o Expressionismo alcançou seu auge.
As vanguardas europeias foram importantes para o desenvolvimento da arte moderna no Brasil. ... Esses movimentos, e outros que os seguiram, influenciaram bastante os intelectuais brasileiros, principalmente aqueles que mantinham contato direto com essas vanguardas, quando viajavam para a Europa.
As vanguardas europeias foram movimentos culturais que surgiram na Europa durantes as duas primeiras décadas do século XX, quando ocorria a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Revolução Russa (1917), a Belle Époque e uma crise financeira na Europa.
Assim, surgiram os primeiros movimentos das vanguardas europeias a fim de ir contra os argumentos defendidos nos conflitos bélicos. As vanguardas apresentavam como principais características o foco na euforia e no pessimismo, a negação das formas fixas do Academicismo e faziam críticas as convenções burguesas.
O principal objetivo das vanguardas era o de renovação da arte; uma forma de trazer uma liberdade e subjetividade maior às artes. De certa forma, as vanguardas europeias carregavam até mesmo o irracionalismo ao seu contexto.
Movimento artístico que surgiu na Europa no início do século XX. O Expressionismo foi um movimento artístico da vanguarda europeia que surgiu no início do século XX, na Alemanha. Os artistas dessa época buscavam retratar a realidade humana de maneira subjetiva.
Os pintores mais conhecidos do expressionismo abstrato são Arshile Gorky, Jackson Pollock, Philip Guston, Willem de Kooning, Clyfford Stilo.
Principais obras e artistas expressionistas
O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento.
Resposta. O expressionismo é um movimento artístico, surgido na Alemanha, no século XX. Esse movimento procura representar as emoções que objetos e acontecimentos causam no artista e não a realidade de forma objetiva. Alguns dos maiores artistas fizeram parte desse movimento.
Expressionismo no Brasil
O Expressionismo chegou ao Brasil através de Anita Malfatti, que trouxe as Vanguardas Europeias ao Brasil após um longo período de estudos na Alemanha. É possível perceber as influências desse movimento em suas pinturas, em que predominava o uso de cores fortes.