O melhor para este caso é o travesseiro com altura média, para garantir que a coluna permaneça bem alinhada. A espuma viscoelástica pode ser uma excelente opção. De lado. Dê preferência a um travesseiro com altura de média a alta, para preencher o espaço entre o colchão e o pescoço e manter a coluna alinhada.
Entendendo os sintomas da cervicalgia crônica
O paciente com cervicalgia costuma adquirir uma atitude de defesa e rigidez dos movimentos, ocorre também uma alteração na mobilidade do pescoço e a dor durante a palpação da musculatura do pescoço podendo também abranger a região do ombro e nos casos mais graves ou prolongados irradiando para todo o membro superior.
Cervicalgia é a dor localizada na parte posterior e lateral do pescoço que acomete grande parte da população. A coluna vertebral é dividida em cervical, torácica, lombar, sacral e cóccix. Na região do pescoço situa-se a porção cervical que é o segmento mais móvel de toda a coluna vertebral.
Na hora de dormir, descansar ou apenas apoiar a cabeça e o pescoço, os travesseiros indicados são os anatômicos ou feitos com material que proporcionam conforto e segurança. O Travesseiro Viscolástico Confort Plus NAP é 100% visco-elático e com alta densidade.
Para quem prefere ficar de lado, o travesseiro ideal deve acomodar bem o ombro e a cabeça. “Se optar por um travesseiro baixo, poderá́ causar uma inclinação lateral da cervical. Caso seja muito alto, acontece o contrário. O ideal para quem dorme de lado é ficar com a coluna reta”, diz a fisioterapeuta.
10 centímetros
O bom travesseiro deve se encaixar direito entre o pescoço, na distância do ombro à cabeça. Segundo os especialistas, o travesseiro precisa contornar a forma exata da pessoa, distribuindo o peso uniformemente na coluna vertebral e no pescoço.
2. Seu travesseiro é muito alto: se você dorme de barriga para baixo ou de lado e seu travesseiro é alto, seu pescoço irá ficar dobrado para cima. Isso pode causar dores nos ombros, costas, pescoço e até cabeça. Apoiar a cabeça em muitos travesseiros também irá causar estes problemas.
Dormir de Barriga para cima Se essa posição é sua preferida, escolha um travesseiro mais baixo, assim sua cabeça, pescoço e coluna criam alinhamento da coluna cervical, sendo menos provável que você sinta dores no pescoço.
Tudo que você precisa para deixar seu travesseiro como novo é dele e um cantinho ensolarado. Primeiro você deve segurá-lo em ambas as extremidades. Puxe e aperte o travesseiro em um movimento rápido e contínuo: é mais ou menos como se você estivesse tocando um acordeão! Vire o travesseiro e repita.
Um travesseiro fino entre as pernas ajuda a alinhar as curvaturas da coluna, explica Martins. — A largura do quadril é maior do que as pernas juntas, por isso é interessante colocar o travesseiro entre as pernas para alinhar com o quadril. Porque o joelho acaba caindo, e pode gerar uma dor lombar, porque desalinha.
A almofada ideal para dormir de barriga para cima, é de altura baixa. Para evitar a tensão acumulada na cervical. Para ajudar a lombar e pernas a relaxar, deve colocar outra almofada por baixo dos joelhos. Para que as pernas fiquem ligeiramente fletidas e a lombar perfeitamente apoiada no colchão.
Dormir de barriga para cima não é uma posição ideal, porém, não é totalmente prejudicial para o corpo. Nesta posição, as articulações relaxam, o que impede torções ou dores. Os prejuízos, no entanto, podem ser para a coluna, que não fica ereta perfeitamente.
Mas quando temos a consciência de que os pesadelos que estamos enfrentando ocorrem com determinada posição do corpo, em especial de barriga para cima, é provável que os pesadelos estejam relacionados a distúrbios da respiração durante o sono, como o ronco e a apneia do sono.
1. É bom para o cérebro. Dormir sobre o lado esquerdo beneficia a drenagem linfática do sistema nervoso central, garante um estudo realizado na Universidade de Stony Brook e na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica The Journal of Neuroscience.
De lado (direito) Dizem que esta não é a melhor posição para gestante dormir. Assim como a posição de barriga para cima, essa pode também comprimir a veia cava da oxigenação. Pode trazer mal estar para mãe, e, ocasionalmente algum prejuízo para a oxigenação do bebê.
De acordo com a Ayurveda, conhecimento médico oriental desenvolvido há cerca de 7 mil anos na Índia, o lado que deitamos influencia diretamente na digestão. Por isso, a medicina indiana afirma que deitar-se sobre o lado esquerdo após a refeição tornará a digestão mais rápida e eficaz.
Ao dormir sobre o lado esquerdo do seu corpo, o seu sistema linfático trabalha de forma mais eficaz. Promovendo assim a desintoxicação do organismo, além de melhorar a circulação do sangue para o coração, estimula a digestão e ajuda no fluxo da bílis.