Dois dos grandes problemas da epistemologia são o das origens e fundamentação do conhecimento (quais os processos pelos quais o adquirimos, em que ele se fundamenta) e o dos seus limites, ou extensão (quais as coisas que podem, em princípio, ser conhecidas e quais as que não podem).
termo do glossário: por epistemologia entendemos a área que estuda a estrutura, os métodos, a validade e os limites do conhecimento produzido pela pesquisa científica.
Conhecimento é a forma que aprendemos o mundo. É a relação entre sujeito e objeto, onde o sujeito é aquele que aprende e o objeto aquilo que é aprendido. Quanto mais o sujeito se aproxima do objeto, mais nos aproximamos da verdade, porém esta verdade não será a única válida ou eficiente.
O conhecimento pode ser transmitido através das gerações, por meio dos processos de socialização e de interação social. ... Dessa forma, este aprendizado é transmitido através das gerações, por meio dos processos de socialização e de interação social.
Nesse sentido, três elementos são necessários para que haja conhecimento: a) O sujeito, que é o ser que conhece; b) O objeto, aquilo que o sujeito investiga para conhecer; c) A imagem mental em forma de opinião, idéia ou conceito que resultam da relação sujeito-objeto e que passa a habitar a subjetividade daquele que ...
A produção do conhecimento histórico é possível através da idéia do passado (no sentido de procurar estabelecer um contexto), no retorno ao presente para se perceber mudanças e permanências.
Podendo ser repassado de um sistema para outro ou, ainda, de uma pessoa para outra. Quando isso acontece, ou seja, quando o dado é repassado, a pessoa obtém uma informação. Nesse sentido, é possível afirmar que o dado é a base da informação.
O que equivale a responder: "o conhecimento é possível porque o homem possui faculdades que o tornam possível". Com isso, o filósofo passa a investigar a razão e seus limites, ao invés de investigar como deve ser o mundo para que se possa conhecê-lo, como a filosofia havia feito até então.
2-3, tradução livre) gestão do conhecimento pessoal significa “gerenciar e manter o conhecimento pessoal para enriquecer uma base de dados a fim de recuperá-la no tempo de forma eficaz, de modo a utilizar, reutilizar e mobilizá-la para o benefício da pessoa, da organização e da comunidade”.
O autoconhecimento permite que você descubra suas qualidades, capacidades, bem como seus pontos que devem ser melhorados. Com a compreensão profunda de quem você é possível descobrir suas qualidades, capacidades, bem como os seus pontos que devem ser melhorados. ...
Alexandre Magno dizia que – Conhecer a si mesmo é a tarefa mais difícil pois incita diretamente a nossa racionalidade, mas também coloca à prova nossos medos e paixões. Se conseguirmos nos conhecer a fundo, saberemos compreender os outros e a realidade que os rodeia.
Como desenvolver o autoconhecimento profissional?
Significa fazer um mapeamento interno completo e, a partir dele, perceber quais devem ser nossas ações e onde elas vão nos levar. Autoconhecimento, ao fim e ao cabo, é compreender cada detalhe que se passa em nós mesmos, sejam pensamentos, emoções e mesmo anseios. É fazer de você a sua própria bússola.
O autoconhecimento amplia a nossa capacidade e o entendimento sobre quem somos e sobre quem lideramos. Com essa visão aguçada, podemos estimular o potencial dos nossos colaboradores e maximizar os resultados da empresa.
Melhores práticas para atingir o autoconhecimento:
O autoconhecimento, segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não.
Veja aqui sugestão de algumas das técnicas para se conhecer melhor e aproveitar mais a sua vida!...Qual é a melhor estratégia para buscar o autoconhecimento?