Os sintomas que podem sugerir a macrocitose são atribuíveis à condição subjacente que causa a alteração, geralmente anemia . Eles podem incluir dispneia , dor de cabeça , fadiga , língua dolorida, diarreia ou outros sintomas gastrointestinais, parestesia ou distúrbios da marcha, etc.
Macrocitose é um termo que pode aparecer no laudo do hemograma que indica que as hemácias possuem tamanho maior que o normal, podendo ser também indicado no exame a visualização de hemácias macrocíticas.
As plaquetas se caracterizam por células que a medula produz com o intuito de auxiliar na coagulação do sangue. Ao realizarmos um hemograma e no resultado constar níveis altos de plaquetas geralmente significa que há algum sangramento no organismo.
A trombocitopenia imune primária (PTI) também conhecida como púrpura trombocitopênica idiopática é uma doença que se caracteriza por baixas contagens de plaquetas (trombocitopenia).
A denominação da doença de plaquetas baixas em cães significa: Trombo (coágulos) cito (célula) penia (diminuição), ou seja, diminuição de células que promovem o coágulo no sangue. Se o seu cachorro está com plaquetas baixas, você deve saber que o mesmo está correndo sérios riscos de saúde.