O Evangelho segundo Mateus pode ser dividido em cinco seções distintas: o Sermão da Montanha (cap. 5, 6 e 7), as Instruções para a missão aos doze apóstolos (cap 10), o Discurso das Parábolas (cap. 13), instruções para a comunidade (18), o Sermão do Monte das Oliveiras (cap. 24-25).
Primeiro Stephanus reeditou uma divisão feita por Pagnino de Lucca, um monge dominicano que, em 1541, havia repartido a Bíblia em 1527 versículos. ... A Bíblia então foi dividida em 31.
O cardeal francês Hugo de Saint-Cher, que era um grande estudioso da Bíblia, tendo, inclusive, elaborado uma concordância bíblica, fez sua divisão de versículos ainda no século XIII. Ele pegou os capítulos de Langton e dividiu cada um em 7 partes, exceto em capítulos menores.
Os livros são classificados em quatro grupos, conforme o assunto, ou seja: Biografia, História, Epístolas e Profecia.
Eclesiastes
A Bíblia diz que 2 milhões de hebreus fugiram do Egito. Um Réveillon de Copacabana, e o equivalente a 3% da população mundial da época, estimada em 70 milhões de almas. Some isso ao fato de os egípcios terem deixado sua história muito bem registrada.
Êxodo conta como Moisés liderou os israelitas em sua fuga do Egito, através da região desértica do Monte Sinai, onde Deus revelou-se a lhes ofereceu uma Aliança: eles deveriam seguir sua torah ("lei", "instrução") e em troca ele seria seu Deus e lhes daria a terra de Canaã.
substantivo masculino Saída espontânea de um povo de um lugar para outro; saída, emigração. [Religião] Na Bíblia, segundo livro que narra a saída do povo hebreu do Egito: Livro do Êxodo.
Nesse texto Deus afirma que odeia o divórcio e coloca no mesmo nível a violência dentro do casamento. Cometer esses atos, portanto, é desafiar a Deus, aquele com quem temos a nossa principal aliança.
Êxodo. O episódio do Êxodo se refere a um episódio Bíblico de acordo com o qual os judeus, escravizados no Egito, teriam conseguido fugir da terra estrangeira, retornando à sua terra de origem, Canaã, sob a liderança de Moisés.
Tradicionalmente duas datas são propostas para o êxodo, uma no século XV a.C. e outra no século XIII a.C., sendo assim, os hicsos expulsos por volta de 1570 a.C. não poderiam ser os participantes do êxodo.