substantivo masculino Conjunto dos sacerdotes de um culto, de um país: o clero católico; o clero da França. Conjunto dos padres de uma paróquia ou das igrejas de uma cidade. ... Clero secular, conjunto dos padres que não pertencem a nenhuma ordem regular.
Na idade média o rei era comparado a Deus. Tinha a função de guerrear, legitimando assim a sua supremacia sobre os seus súditos. Isso lhe dava o direito de reservar para si vastos domínios, o que o tornava o mais rico e poderoso dos senhores feudais.
Na fragmentação político-social caracterizada pela disseminação dos feudos e por uma concentração da vida social no campo, o clero também foi responsável pela criação de vínculos entre as várias instituições medievais. ...
Resposta. O clero tinha a função religiosa, eram os que oravam e tinham um relacionamento direto com Deus. Os nobre tinham a função administrativa, apesar de muitos deles fazerem parte do clero, pois muitos filhos de nobres desempenhavam funções na igreja.
O clero e a nobreza não pagavam os impostos, apenas a burguesia, camponeses e trabalhadores liberais pagavam essas taxas. ... O alto clero era formado por bispos e abades. Eles eram grandes proprietários de terra e imóveis. Já o baixo clero, era formado por padres, monges e abades.
As únicas funções importantes eram dos camponeses. ... Os nobres exploravam os camponeses através de impostos e taxas, enquanto o clero explorava os nobres e os camponeses pregando a dependência do medo e a hipocrisia da religião.
A nobreza e o clero governavam os feudos e recebiam impostos dos servos. ... No local, os senhores feudais representavam o poder máximo em cada feudo, administrando e outorgando as leis, enquanto os servos trabalhavam nas suas terras e os guerreiros as defendiam. Saiba mais sobre o tema: Economia Feudal.
Resposta. Na época da Idade Média, o clero tinha privilégio e prestígio na sociedade feudal, porque diziam-se fazer ligação entre Deus e os seres humanos. Enquanto os monges nos mosteiros rurais acumulavam funções, pregavam e celebravam cultos, ajudavam os necessitados, ajudavam no campo e compilavam obras.
Dessa forma, a classe se dividia em suseranos, que eram os donos da terra, e vassalos, que eram os servos trabalhadores. Além disso, era a responsável pela gestão de leis, concessão de benefícios, administração da justiça, dentre outros. O clero era composto principalmente pelos membros do catolicismo.
havia três grupos sociais :A nobreza ,o clero e os. ... a nobreza formada por reis ,condes ,duques e barões o grupo mais poderoso da sociedade feudal oferecia proteção aos compeneses que morava e trabalhava em seus domínio. o clero era formando por religioso da igreja católica, como bispo, cardeais, padres e monges .
Resposta. Clero, interceder pela alma do povo. nobreza, guerrear trazer segurança para o povo. "povão" trabalhar para suprir as necessidades das 3 classes.
Entre os grupos sociais que costumavam habitar um feudo, nós temos os vassalos (servos e/ou camponeses) e os suseranos (senhor feudal e sua família), sendo que os membros dessa família eram os nobres. Também era comum a presença de alguns clérigos nos feudos. ... O clero não trabalhava, era sustentado pelos servos.
Os principais grupos sociais são o grupo familial (família), o grupo vicinal (vizinhança), o grupo educativo (escola, faculdade), o grupo religioso (instituição religiosa), o grupo de lazer (clubes, associações), o grupo profissional (escritórios, empresas, loja) e o grupo político (partido ou organização política).
A= O grupo social responsável pelo trabalho produtivo no feudo era o constituído pelos Servos.
Quais eram os elementos que compunham o feudo?
Os feudos eram compostos, principalmente, pelo: Manso Senhorial - terras de domínio do senhor feudal como o moinho e o castelo; Manso Servil - área de produção de subsistência dos camponeses (servos); Terras Comunais - lugar onde os servos podiam coletar madeira, fazer pastagens, e onde ficavam os rios.
Feudalismo é o nome dado à forma de organização econômica e social vivenciada na Europa Centro-Ocidental durante o período histórico conhecido como Idade Média, entre os séculos V e XV. O nome é derivado dos feudos (ou vilas), as unidades de habitação e produção que eram características do período.