O Oscar é o mais prestigiado e importante prêmio do cinema. Por isso, receber uma estatueta da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas é o reconhecimento almejado por qualquer ator, diretor ou produtor audiovisual hollywoodiano. Ao longo da história da premiação, alguns filmes receberam esse reconhecimento multiplicado, já que foram contemplados com vários prêmios, em diferentes categorias. Levando em conta essas produções, que se consagraram no Oscar, a Bula selecionou os dez filmes mais premiados de todos os tempos da competição. O desempate entre produções com a mesma quantidade de troféus foi o maior número de indicações. O primeiro colocado do ranking é Titanic (James Cameron, 1997), que recebeu 14 indicações e 11 prêmios. “Ben-Hur” (William Wyler, 1959), com 12 indicações e 11 prêmios, ocupa a segunda colocação. O terceiro lugar ficou a cargo de “O Senhor dos Anéis: O retorno do Rei” (Peter Jackson, 2003), que recebeu 11 indicações e estatuetas.
Um dos filmes mais celebrados da história, “Ben-Hur” empata com Titanic em número de vitórias: 11. Dirigido por William Wyler, o longa acompanha um mercador judeu que acaba sendo condenado por um amigo a viver como escravo.
Duas produções dividem o pódio com quatro prêmios cada: Fanny & Alexander (1982) e O Tigre e o Dragão (2000). Esse último também é a produção internacional mais lembrada pelo Oscar, com 10 indicações ao prêmio.
Hollywood adora um musical, e “Gigi" é um dos mais queridos. O filme conta a história de um milionário que se aproxima de uma moça que é treinada pela tia a se comportar em alta sociedade. O longa foi indicado em 9 categorias e venceu em todas.
Tatum O’Neal ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu trabalho em Lua de Papel (1973), quando tinha apenas 10 anos. Na categoria principal de atuação, a pessoa mais jovem a vencer foi Marlee Matlin, que aos 21 anos ganhou o Oscar de Melhor Atriz por Filhos do Silêncio (1986).
Três produções dividem o pódio, com 14 nomeações cada: A Malvada (1950), Titanic (1997) e La La Land: Cantando Estações (2016).
Beatrice Straight conquistou a Academia e o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante com singelos 5 minutos e 2 segundos de tela em Rede de Intrigas (1976).
A Academia gostou muito da Terra-média. Juntos, os seis filmes de O Senhor dos Anéis levaram 18 estatuetas para casa e foram indicados 37 vezes. Mais da metade dos prêmios foi conquistado apenas por O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei (2003), que venceu em todas as onze categorias a que foi indicado, também um recorde.
Katharine Hepburn é a vencedora, com quatro Oscars de Melhor Atriz por seus trabalhos em Num Lago Dourado (1981), O Leão no Inverno (1968), Adivinhe Quem Vem Para Jantar (1967) e Manhã de Glória (1933). No lado masculino, o campeão é Daniel Day-Lewis, que coleciona três estatuetas por Meu Pé Esquerdo (1989), Sangue Negro (2007) e Lincoln (2012).
Gravado em Mumbai, o filme narra a história de Jamal, um rapaz indiano de 18 anos que participa do programa de TV “Quem Quer Ser Um Milionário”. Ele conquistou 8 prêmios durante a cerimônia do Oscar.
Outro musical querido, este filme narra a história de Eliza (Audrey Hepburn), uma moça que de vendedora de flores se torna uma refinada dama. O longa venceu um total de 8 estatuetas no Oscar.
Hollywood, Estados Unidos, 24 Abr 2021 (AFP) - A seguir, uma lista dos vencedores do Oscar de melhor filme dos últimos 20 anos, antes da entrega dos 93º Prêmios da Academia, no domingo, em Hollywood.
Já Greer Garson, em contrapartida, ficou muito emocionada com a vitória em Melhor Atriz por Rosa de Esperança (1942). Ela agradeceu por quase 6 minutos inteiros! Depois disso, a Academia estabeleceu o tempo limite de 45 segundos para os discursos.
Dois filmes receberam 11 indicações cada, causaram um grande alvoroço e saíram de mãos abanando da premiação. São eles Momento de Decisão (1977) e A Cor Púrpura (1985).
Com impressionantes 427 minutos (7 horas e 7 minutos), o looonga-metragem Guerra e Paz (1996) venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Na categoria principal, o mais longo foi ...E o Vento Levou (1939), com 238 minutos. No lado oposto, Marty (1955) ganhou o mesmo troféu de Melhor Filme com apenas 90 minutos de duração.
Este ano, oito filmes competem pela preciosa estatueta: "Meu Pai", "Judas e o Messias Negro", "Minari", "Nomadland", "Bela vingança", "Sound of Metal", "Os 7 de Chicago" e "Mank".
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os indicados ao Oscar 2021 nesta segunda-feira (15). O campeão é o drama Mank, de David Fincher, que disputa 10 estatuetas. Além das nomeações, a edição deste ano trouxe alguns recordes e surpresas positivas entre os nomes escolhidos.
Ao mesmo tempo, há longas que fizeram valer a grande quantidade de indicações que tiveram e realizaram uma limpa nos prêmios. Confira abaixo os maiores vencedores da história do Oscar.