fungos
Formiga cortadeira, em um nome não genérico, descreve algumas das 47 espécies de insetos eusociais, formigas mastigadoras pertencentes aos dois gêneros Atta e Acromyrmex, no Brasil, as do gênero Atta são conhecidas popularmente como saúvas e as Acromyrmex como quenquéns.
As formigas cortadeiras são dos gêneros: Atta (Saúvas) e Acromyrmex (Quenquéns). Existem 15 espécies de formigas do gênero Atta (saúvas) descritas e catalogadas nas Américas: Atta bisphaerica – saúva-mata-pasto. Atta capiguara – saúva-parda.
smaragdina pode carregar mais de 100 vezes o peso de seu próprio corpo, ainda que esteja andando de cabeça para baixo em uma superfície plana, graças a patas superpegajosas.
As menores pesam cerca de cinco miligramas e medem de 0,2 a 0,4 milímetro de comprimento. Já as maiores, chamadas de soldados, chegam a pesar entre 30 a 40 miligramas e têm tamanho variando entre 1,2 a 1,4 milímetro.
Vamos por partes: uma formiga pesa aproximadamente 3 miligramas e, partindo dessa minimedida, chegamos à conclusão de que precisaríamos de 300 mil formigas para ter em mãos 1 quilo delas.
As formigas cortadeiras são consideradas pragas por atacarem plantas em áreas de reflorestamento, pastagens e cultivos agrícolas. As formigas cortadeiras (Atta sexdens, Atta laevigata e Acromyrmex spp.) podem causar severas desfolhas em mudas ainda mesmo nos viveiros.
As formigas chamadas de "cortadeiras" se alimentam de um fungo que criam no interior dos formigueiros. As folhas que elas cortam e carregam, às vezes por longas distâncias, servem como alimento para esses fungos.
A alimentação das formigas dependerá da sua espécie: algumas são carnívoras, outras herbívoras, mas a maioria das formigas é onívora, ou seja, elas comem de tudo, animais, vegetais e restos de alimentos humanos.
A formiga é pequena, mas sua função na natureza é muito importante. Remove as camadas do solo levando nutrientes do fundo para cima, e vice-versa. Assim, deixa a terra saudável. Quando passeia pelas flores, espalha o pólen para nascer novas plantas.
A verdade é que as formigas são insetos terrestres e, portanto, morrem se estiverem muito tempo debaixo de água. Quando chove, as formigas buscam refúgio nos seus ninhos e esperam que a chuva pare, protegidas sob os túneis dos seus formigueiros.
Elas sentem a aproximação da chuva e preparam uma revoada para fundar novas colônias. Este deslocamento, no entanto, não tem apenas uma função territorial, mas também um interesse reprodutivo. “Quando a gente vê essas formigas voando com asas, ali tem machos e fêmeas para acasalar.
Pois bem, quem gera as larvas, conforme mencionamos anteriormente, são as rainhas. Assim, quando elas morrem e deixam de produzir “bebês”, o formigueiro — que, na verdade, funciona como uma maternidade — perde sua razão de existir e, em pouco tempo, as formigas se tornam desorganizadas e morrem.
Inseticidas naturais Use repelentes naturais à base de óleo. Estes incluem: canela, óleo de alecrim, óleo de citronela, óleo de cedro, óleo de cravo e óleo de hortelã-pimenta. Vinagre: Após realizar a limpeza do ambiente, passe um pano molhado com um pouco de vinagre em toda a casa, quintal, varandas, bancadas.
Os alimentos que mais chamam a atenção delas são açúcares, gorduras e carnes. De forma a atraí-las, você pode misturar um pouco desses alimentos com algum inseticida e deixar no lugar onde você vê mais formigas.
Para evitar que as formigas apareçam, borrife vinagre branco no piso da cozinha após a limpeza do ambiente. Vale ressaltar que a higienização correta da casa é uma das principais profilaxias para acabar com o inseto. Espalhe suco de limão nas bordas das janelas e portas que ficam expostas ao ar livre.
Limpeza com vinagre Você pode ainda borrifar o vinagre nas frutas que ficam expostas na cozinha. Isso não vai prejudicar o sabor e aqueles mosquitinhos irão fugir do cheiro e da acidez do vinagre.