A auriculoterapia está indicada no tratamento de: Dores por torções, contraturas ou distensões musculares, por exemplo; Problemas reumáticos, respiratórios, cardíacos, urinários, digestivos, hormonais, como obesidade, anorexia ou doenças da tireoide, por exemplo, e psicológicos, como ansiedade ou depressão.
A acupuntura tem como principal objetivo restaurar o equilíbrio dos chamados canais meridianos. Os chineses consideram que nosso corpo possui uma energia vital, a quem eles denominam Qi.
A acupuntura é uma modalidade terapêutica desenvolvida na China há mais de 5.
Acupuntura pode ser feita com ou sem agulha
A acupuntura tem sido ao longo dos anos uma modalidade terapêutica muito eficaz no tratamento das dores. Mas ela também pode auxiliar no tratamento de diversas outras doenças, como patologias do sistema musculoesquelético, doenças neurológicas, doenças respiratórias e patologias gastrointestinais.
Quando é indicada. A acupuntura deve ser realizada por um profissional qualificado e com registro profissional e é indicada para qualquer pessoa que tenha problemas digestivos, neurológicos e distúrbios emocionais, como por exemplo ansiedade, estresse e depressão.
O que é acupuntura e para que serve. A acupuntura é uma terapia milenar de origem chinesa, que consiste na aplicação de agulhas bem finas, em pontos específicos do corpo, para melhorar a imunidade e ajudar no tratamento de problemas emocionais e, até, de algumas doenças físicas como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite ...
A acupuntura é um recurso terapêutico que utiliza agulhas específicas visando estimular determinados pontos pelo corpo, para promoção, manutenção e recuperação da saúde. Sua história remete há mais de 2 mil anos e integra as práticas da Medicina Tradicional Chinesa, conhecida como MTC.
Uma sessão de acupuntura geralmente não resulta em alívio da dor. Uma ou 2 sessões por semana, durante 5 ou 6 semanas é o curso normal do tratamento. Seu médico discutirá com você quantos tratamentos deverá receber e com qual frequência. A acupuntura também é uma modalidade de medicina preventiva.
A agulha de acupuntura inserida através da pele, ultrapassa o tecido celular sub-cutâneo e, em nível de músculo, estimula as terminações nervosas livres – receptores específicos para dor e temperatura, que nada mais são do que os dendritos das fibras nervosas A delta e C.
Controle da ansiedade, estresse e depressão Embora o mecanismo de ação da acupuntura não esteja totalmente elucidado, vários estudos demonstram que a estimulação de pontos específicos ajuda a regular a produção e a liberação de serotonina e endorfina, que são responsáveis pela felicidade e pelo relaxamento.
Agulhas não esterilizadas podem provocar infecções graves: de hepatite e septicemia a Aids. Mal aplicada, são um perigo, sobretudo para pacientes muito magros. Há um registro de 32 perfurações de pulmão e dois óbitos causados por agulhadas no coração. Acupuntura causa acidentes e mortes na Inglaterra.
Embora a experiência seja diferente para todos, a acupuntura geralmente não causa desconforto ou dor. Muitas vezes você não sente as agulhas sendo inseridas, porque elas são finas e inseridas com cuidado. Quando a agulha atinge a profundidade pretendida, é provável que você sinta uma leve sensação de formigamento.
O tratamento é semanal na maioria das vezes, mas tudo depende da queixa do paciente. "Em situações de dor aguda, as sessões podem ocorrer em dias alternados até o alívio da dor, passando para duas vezes por semana até chegar a uma frequência semanal", afirma a acupunturista Adriana Athias.
Em caso de pontos com grande concentração de energia estagnada, pode ocorrer um sangramento em botão. Isto é positivo, pois significa que houve circulação de energia. Outra situação é através da técnica de sangria (sangramento induzido), que tem por objetivo circular a energia.
Em alguns casos raríssimos (menos de 5% dos pacientes, segundo estudos), a acupuntura pode causar dor, sangramento e hematomas nos pontos da pele onde as agulhas entram.
Mesmo depois da cirurgia e normal ter sangramento? Sim. Após cirurgias em geral, pode ser considerado normal a saída de pequena quantidade de sangue escuro pela ferida operatória. Esse sangue provém do tecido subcutâneo que extravasou durante a cirurgia e fica sendo eliminado aos poucos no pós-operatório.
Entre os efeitos decorrentes da acupuntura, alguns mais inofensivos, como leve dor, gotinhas de sangue ou manchas roxas no local de aplicação das agulhas, são esperados e não devem assustar quem os apresenta. Isso porque elas passam por locais muito irrigados.
Significado da cor da ventosa Logo a cor mais arroxeada está ligada com a menor oxigenação do sangue e ao maior acúmulo de toxinas. A cor está diretamente relacionada a dor do paciente em alguns casos. Por exemplo: a cor roxa seria uma estase severa do tecido (estagnação do sangue).
O tempo de permanência das agulhas é variável, conforme o quadro clínico e os objetivos do tratamento, sendo em média de 15 a 20 minutos, após o que as agulhas devem ser retiradas.
Ao aplicar a ventosa, a região aplicada naturalmente fica mais avermelhada devido ao acúmulo de sangue no local. À medida que a pessoa sente mais dor e incômodo no local, mais escura será a marca da ventosa, mostrando assim o quanto o paciente precisa do tratamento.
Cada marca de ventosa possui um significado, uma cor mais escura como roxa revela uma estase severa e demonstra que aquela região tem uma menor oxigenação no sangue e acúmulo maior de toxinas.
Descrição da foto: Tempo de permanência das ventosas é em torno de 20 minutos O tempo de permanência - em torno de 20 minutos - e a pressão aplicada pelas ventosas estão relacionadas com a intensidade dos hematomas provocados pelo procedimento.
Como funciona uma ventosa?