EQST

Qual O Prazo Legal Para Locaço De Imvel Residencial?

Qual o prazo legal para locação de imóvel residencial?

30 meses

Qual seria o tempo máximo de um contrato de aluguel?

dez anos

Como fazer rescisão de contrato de aluguel?

Para concluir a rescisão de contrato de aluguel, é preciso ainda entregar o imóvel no mesmo estado em que foi alugado. Depois de cumpridas essas obrigações, paga a multa — nos casos em que for devida — e desocupado o imóvel, a locação é considerada desfeita.

Quanto é a multa de uma rescisão de contrato de aluguel?

Então a cláusula de multa rescisória do aluguel deve estar presente em todo contrato. A duração média dos contratos de aluguel é de 30 meses, e é do entendimento comum que, por lei, as multas rescisórias dos aluguéis têm um teto de 10% do valor total do contrato.

Como não pagar a multa de contrato de aluguel?

Sem dúvida, existe uma solução muito eficiente e econômica que pode ser muito benéfica tanto para o locador, quanto para o locatário: o mútuo acordo! É o que sempre recomendamos. A Lei do Inquilinato expressa em seu artigo 9º, I que a locação poderá ser desfeita pelo mútuo acordo.

O que acontece se não pagar a multa de quebra de contrato de aluguel?

Não pagamento de multa: o término antecipado do contrato de locação não resulta em multa em dois casos. O primeiro é quando não existe a definição da validade do acordo. ... De acordo com a lei do inquilinato, o locatário fica isento de pagar a multa da quebra de contrato de aluguel nesse caso.

Como funciona o distrato de imóvel alugado?

Caso o inquilino deseje encerrar a locação antes do final do contrato, não terá a obrigação de justificar o motivo para o distrato. Basta efetuar o pagamento da multa correspondente e o acordo se encerra. Já o proprietário não dispõe dessa liberalidade.

O que é contrato de aluguel por tempo indeterminado?

A Lei do Inquilinato prevê que o contrato de locação, mesmo após o término do prazo inicialmente pactuado, continua vigorando com todas as suas cláusulas e condições, se as partes não optarem pela rescisão contratual. Neste caso, no silêncio das partes, o contrato passa a vigorar, então, por tempo indeterminado.