Em média, o curso tem a duração de dois anos. No entanto, cada instituição de acordo com suas diretrizes estimulam o tempo de duração do curso, obedecendo especificidades da instituição.
Alguns passos para realizar uma intervenção psicopedagógica:
A Dra Nadia Bossa é Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), possui graduação em Psicologia, especialização em Neuropsicologia e em Psicopedagogia, Mestrado em Psicologia e Educação e Coordenadora do Mestrado em Neurociências na Flórida Christian University.
A Psicopedagogia chegou ao Brasil na década de 70, em uma época cujas dificuldades de aprendizagem eram associadas a uma disfunção neurológica denominada de disfunção cerebral mínima (DCM) que virou moda neste período, servindo para camuflar problemas sociopedagógicos (BOSSA, 2000, p.
Em 1970, surgiram os primeiros cursos de especialização em psicopedagogia no Brasil, idealizados para complementar a formação dos psicólogos e educadores que buscavam solucionar certos problemas. Eles foram estruturados com base em conhecimentos científicos e dentro de um contexto histórico.
Em 1979, em São Paulo, cria-se o primeiro curso regular de Psicopedagogia, no Instituto Sedes Sapientiae, iniciativa de Maria Alice Vassimon, pedagoga e psicodramatista, e de madre Cristina Sodré Dória, diretora do Instituto3. Este curso caracterizou-se por propor uma visão mais integrada do sujeito da aprendizagem.