Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com heparina são sangramentos ou hemorragias, podendo-se verificar a presença de sangue na urina, fezes escuras com aspecto de borra de café, surgimento de hematomas, dor no peito, virilha ou pernas, especialmente na panturrilha, ...
Os mais comumente usados são a heparina, varfarina e rivaroxabana, que devem ser usados com cuidado e sempre com acompanhamento médico, já que o seu uso incorreto, pode levar à ocorrência de hemorragias graves.
Em teoria você pode realizar o exame de sangue sim, porém não é necessário. A vantagem desta medicação é justamente não necessitar fazer este controle rotineiramente, evitando tirar sangue. Oriento realizar o exame de coagulação apenas em caso de algum problema específico, como sangramentos.
Não existe relato que o chá de camomila tenha interação com esse anticoagulante. Cuidado maior deve-se ao chá vermelho pois esse sim apresenta relato de aumentar os episódios de sangramento quando associado aos anticoagulantes. Portanto beba com moderação.
Muito cuidado com estes chás e uso concomitante ao marevan. As folhas desses chás são ricas em vitamina K e portanto alteram a resposta do marevan no organismo. Se você já fazia o uso apenas não exagere, mas se não usava antes, então recomendo que não comece pois pode alterar a ação do marevan.
Pessoas que tomam anticoagulantes não podem tomar o chá de boldo, pois ele pode inibir a agregação plaquetária.