O método profissional é diferente e geralmente envolve a aplicação de pigmento vermelho para cabelos que serão coloridos com tons castanhos e pigmentos amarelos para cabelos que serão coloridos com tons loiros mais escuros.
O alaranjado no cabelo pode ser amenizado com tonalizante. Porém, apenas se esse alaranjado estiver realmente suave. Esse amenizado significa que a outra cor aplicada por cima do cabelo deixa um tom bege acinzentado. A cor fica mais próxima à natural e o alaranjado não vai mais aparecer.
Água oxigenada de 30 volumes – Clareia até três tons do cabelo e, em processos de descoloração é utilizada, geralmente, com pó descolorante; Água oxigenada de 40 volumes – Clareia até cinco tons do cabelo, sendo a mais indicada para quem vai aplicar tinturas platinadas e super claras.
Para essa receita, misture uma xícara de mel puro, duas colheres de sopa de azeite de oliva e uma colher de sopa de vinagre até ficar homogêneo. Aplique a mistura nos cabelos limpos e úmidos e deixe agir, por pelo menos, 30 minutos. Quanto mais tempo, mais eficaz será o resultado.
Recomenda-se a aplicação do produto de no máximo duas vezes no mesmo dia, pois “o cabelo ficará úmido na aplicação por 30 minutos e depois por mais 30 minutos na segunda aplicação. E com a umidade os fios ficam mais sensibilizados.”