A ironia é estudada pela filosofia. Figuras importantes do mundo da filosofia como Sócrates tentou explicá-la. Para Sócrates a ironia era carregada de uma falsa ignorância, pois o indivíduo que faz uso dela ao perguntar algo, já sabendo a resposta. ... Já para Kierkegaard a ironia é uma postura moral perante o mundo.
Ironia significa simulação. É a capacidade que permite a simulação subtil de dizer uma coisa pensando em outra. Desta forma a ironia é uma atitude mental de um indivíduo perspicaz e ágil de raciocínio. É a ação de dizer uma coisa com o fim de fazer entender outra coisa que é geralmente o seu contrário.
A ironia era composta de perguntas feitas ao interlocutor com o objetivo de deixar claro que o conhecimento que ele julgava possuir, não passava de mera opinião ou uma interpretação parcial da realidade.
Na literatura, a ironia é a arte de zombar de alguém ou de alguma coisa, com um ponto de vista a obter uma reação do leitor, ouvinte ou interlocutor. Ela pode ser utilizada, entre outras formas, com o objetivo de denunciar, de criticar ou de censurar algo.
Resposta: Ironia e Maiêutica foram dois elementos para chegar no conhecimento da verdade em Sócrates. Na ironia Sócrates faziam perguntas aos seus alunos ,onde respondiam de acordo com suas opiniões e conhecimentos, depois a pessoa que conversava com Sócrates se percebia como quem na verdade sabia de muito pouco.
Assim, a frase "só sei que nada sei" representa uma sabedoria semelhante à alcançada após o primeiro movimento do método socrático (a ironia). Para o filósofo, saber que não se sabe é preferível a saber mal. Ainda que seja pouca coisa: não acredito saber aquilo que não sei.
Resposta. Sócrates foi um importante filósofo grego, seu método era dialógico: ensinava as pessoas a chegarem às suas próprias definições por meio de perguntas e respostas. A importância de Sócrates para a história da filosofia é tal que todos aqueles que vieram antes dele são chamados de pré-socráticos.
O princípio da filosofia de Sócrates estava na frase "Conhece-te a ti mesmo", um oráculo universal dado pelo deus Apolo na mitologia grega. Antes de lançar-se em busca de qualquer verdade, o homem precisa se auto analisar e reconhecer sua própria ignorância.
Para Sócrates, o homem é sua alma - psyché. O corpo é somente um instrumento dela. ... Sócrates acreditava que a alma se apresenta como uma substância imaterial, não composta e distinta do corpo material. Evidentemente, se o homem é alma, cuidar de si mesmo implica em cuidar mais da própria alma que do seu corpo.
Sócrates foi inimigo direto da propositura filosófica dos sofistas. Considerou os sofistas como não filósofos, sendo estes apenas professores de retórica e que em nada contribuíam com o futuro de Atenas.
A felicidade para Sócrates está relacionada com a virtude. Esta pode ser interpretada como um meio para alcançar a felicidade ou como a própria felicidade. A felicidade é um tema que está na ordem do dia.
Para Sócrates para o conhecimento ser verdadeiro tinha que vir de dentro,bastando pra isso usar sua razão. Ele fazia isso para que as pessoas refletissem sobre a sociedade em qual viviam. Sócrates compreendia que a essência do homem era sua alma,ou seja,a personalidade e a consciência.
A verdade não é, entretanto, propriedade de nenhum homem, e ser filósofo é estar numa incessante busca por ela: “A vida não refletida não vale a pena ser vivida”. Sócrates acreditava que a reflexão pessoal e a meditação eram as maiores fontes de sabedoria: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo”.
Para Platão e Aristóteles a verdade seria a “exata correspondência” de um enunciado com a realidade da coisa por ele proferida. Para Aristóteles, na busca da verdade percorremos quatro degraus fundamentais: Ignorância - estado de completa “ausência de conhecimento” do Sujeito em relação ao Objeto.
Acusado por corrupção dos jovens e traição aos deuses; Júri para decidir quanto à condenação ou não de Sócrates; Recusa do réu por uma defesa convencional; Sócrates foi condenado à morte e aceitou a sua sentença.
A verdade para Platão é que o conhecimento exige movimento, superação da passividade. A busca da verdade sugere que a pessoa possa afastar-se do lugar sombrio no qual ela se reflete enquanto sombra.
A verdade, em Santo Tomás, configura-se como a relação de adequação da coisa e do intelecto. ... Portanto, é o homem inteiro que deve conhecer a verdade, ele não é mutilado reservando somente à razão ou aos sentidos tal processo.
Os sofistas eram considerados mestres da retórica e da oratória, acreditavam que a verdade é múltipla, relativa e mutável.
Diferente dos filósofos que buscavam uma verdade absoluta, os sofistas defendiam que não se pode conhecer o Ser, por exemplo, mas só ter opiniões subjetivas sobre a realidade, e, diante disso, asseguravam que, para se relacionar com o mundo e com os humanos, os homens devem valer da linguagem para persuadir sobre as ...
A partir dessas informações e dos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, o que os sofistas pensavam sobre a verdade? Assinale a alternativa correta: Nota: 10.
Eram vistos como habilidosos oradores pelas pessoas, reconhecendo-se a importância das palavras e do uso da lógica. Eles podem ser considerados instrutores itinerantes contratados para ensinar retórica para fins políticos. O que restou de seus pensamentos foram poucos fragmentos e menções em outros textos.
O grupo de pensadores identificado como sofistas caracterizou-se principalmente pela ausência de uma doutrina em comum e pelo ensino voltado a um fim instrumental. Eram vistos como habilidosos oradores pelas pessoas, reconhecendo-se a importância das palavras e do uso da lógica.